Vanessa Damasceno toma posse como nova diretora do CLC

Uma diretoria feminina passou a assumir a liderança do Centro de Letras e Comunicação da UFPel na manhã da última sexta-feira (24). Tomaram posse, na ocasião, a nova diretora do CLC, Vanessa Doumid Damasceno, e sua diretora adjunta, Cíntia Ávila Blank, vitoriosas em uma eleição marcada por diversos ineditismos. O ato, realizado no auditório acadêmico do Campus Anglo, foi presidido pelo vice-reitor, Luis Amaral, docente lotado na unidade.

Vanessa e Cíntia foram eleitas no escrutínio realizado no final de mês de fevereiro, que contou com diversos avanços em sua realização, entre eles a presença de duas chapas concorrentes. Além disso, o voto foi universal e as urnas foram ao encontro dos estudantes dos pólos de educação a distância, em oito municípios do Rio Grande do Sul.

Após o ato de transmissão de cargo, conduzido pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Christino, tomou a palavra a diretora pro tempore Márcia Dresch, que deixava a direção. Ela voltou a destacar o gesto democrático que levou a esse momento, marcado pelo voto universal.

Expansão e estruturação

Para Márcia, o momento vivido pelo centro nos últimos anos é fruto da ampliação proporcionada pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o que motivou uma priorização da melhoria da infraestrutura e dos espaços da unidade. Outra ação realizada foi a construção conjunta do orçamento do CLC, o que permitiu uma autonomia financeira para os colegiados. Ela destacou também, no entanto, que, devido às tantas frentes que deveriam ser atendidas, não possível realizar a reforma nos projetos pedagógicos dos cursos, proposta na campanha anterior.

O vice-reitor, que ocupava a direção do CLC antes de sair para concorrer à Administração Central da UFPel junto a Márcia, diz que a intenção que se há quando as pessoas se dispõe a ocupar cargos como esse é o desejo de fazer os espaços melhores. Amaral afirmou que a unidade tem a característica de ser um grupo coeso, em que, ocasionalmente, algum deve estar na direção. “Temos que guardar essa característica”, pontuou.

Papeis femininos em destaque

Ao tomar a palavra, a nova diretora adjunta agradeceu a presença de todos os presentes e a confiança depositada na chapa. Cíntia reafirmou, então, os compromissos da campanha, calcados na continuidade dos avanços e marcados pela participação coletiva, integração de saberes e ações inclusivas. A docente destacou a proposta feminina da chapa e, ao referir-se às suas filhas, destacou que as mulheres têm o direito e o dever de ocupar posições de protagonismo nos espaços em que ocuparem.

Já Vanessa recebeu com alegria e honra esse encargo a ela confiado, visto que a eleição feita no CLC foi histórica, em sua opinião: “Foi um processo para consolidar a democracia no centro e na UFPel”. A nova diretora disse que pretende contar com todos os apoiadores para colocar em prática as propostas de campanha, resumidas em palavras força como autonomia, democracia, qualidade e coerência. Ela concluiu dizendo que coloca grandes esperanças nos estudantes, pois, segundo ela, eles serão os protagonistas de um CLC para todos, parafraseando o nome da sua chapa.

Publicado em 27/03/2017, nas categorias Destaque, Notícias.