Ulf Ekelund apresenta aula inaugural do PPG em Epidemiologia

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel) promove aula inaugural no próximo dia 4, às 14h, com participação do professor Ulf Ekelund, da Escola Norueguesa de Ciências do Esporte e da Escola de Medicina Clínica da Universidade de Cambridge.

Ekelund irá apresentar a palestra “Is sitting the new smoking?”. Aberta à comunidade acadêmica, a aula será ministrada em inglês e não haverá tradução simultânea.

Com mais de 200 publicações científicas originais, incluindo artigos nas revistas The Lancet, JAMA, PLOS Medicine e Nature Genetics, o pesquisador tem como principais temas de interesse o papel da atividade física e do comportamento sedentário na prevenção de doenças não-transmissíveis, especialmente obesidade e doenças metabólicas, o estudo da base biológica da atividade física e do comportamento sedentário, com especial atenção aos jovens, e a mensuração dos níveis populacionais de atividade física.

Mais recentemente, o trabalho publicado pelo pesquisador na revista The Lancet, em julho de 2016, chamou a atenção da mídia internacional ao apresentar evidências de que o aumento do risco de morte associado a ficar oito horas sentado por dia é completamente eliminado em pessoas que praticam pelo menos uma hora de exercícios físicos diariamente.

Mais informações podem ser obtidas em contato com a Secretaria do PPGE, pelo telefone (53) 3284-1302 ou pelo e-mail secretaria.ppge@gmail.com.

Publicado em 27/03/2017, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.