Diretor-presidente da Fapergs participa de entrevista na Federal FM

Os estúdios da Rádio Federal FM, localizados no prédio mais antigo da Universidade Federal de Pelotas, o Lyceu Rio-Grandense, receberam na manhã desta segunda-feira (20) a visita do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, pra entrevista no programa Federal Bom Dia. Docente da UFPel há mais de duas décadas, o novo diretor está no cargo desde o dia 12 de janeiro e conversou com a equipe da rádio sobre seus planos à frente da organização.

Primeiro pesquisador ligado a uma universidade do interior do estado a ser escolhido para o cargo, Dellagostin foi indicado por meio de uma consulta à comunidade científica do estado, que formulou uma lista tríplice. A partir dela, foi nomeado pelo governador José Ivo Sartori para um período de três anos à frente da organização. “O interior foi olhado e reconhecido”, pontuou durante a entrevista. Tal consideração se estende à própria UFPel, segundo o docente, que tem se fortalecido na área de pós-graduação e pesquisa, após o grande crescimento na área da graduação: “Temos áreas de excelência na Universidade, com pesquisas reconhecidas mundialmente”.

Questionado pelo âncora do programa Federal Bom Dia, Roberto Engel, sobre a aplicação de recursos diante da contenção de recursos estaduais, Dellagostin mostrou-se até otimista, ao explicar que em 2017 serão abertos editais para financiamento de pesquisadores que não estavam sendo lançados já há alguns anos, tais como o “Pesquisador Gaúcho” e o “Recém-Doutor”. Isso será possível, segundo o diretor-presidente, pois o ano de 2016 foi concluído com o pagamento de todas as pendências financeiras e o adiantamento de algumas contas de 2017: “Isso libera o orçamento para iniciamos novos editais”.

Além disso, foi recentemente aprovado um novo convênio entre a Fapergs e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação, que injetará novos recursos na fundação. “Essa parceria vai dar um novo fôlego e movimentar a comunidade científica”, explicou.

Dellagostin explicou então que os recursos serão distribuídos de acordo com as três grandes linhas de trabalho da Fapergs: a formação de recursos humanos, por meio da distribuição de bolsas desde a iniciação científica até os estágios pós-doutorais, o estímulo ao intercâmbio científico, marcado pela promoção e participação de eventos, além de seu financiamento, e o fomento a projetos de pesquisa.

Expoente na área de Biotecnologia

Médico Veterinário formado pela UFPel, Odir Dellagostin tem sua carreira marcada pela pesquisa na área de Biotecnologia. Sua primeira especialização na área, em nível lato sensu, foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dali partiu para o curso de doutorado em Biologia Molecular de Micro-organismos, na Universidade de Surrey, na Inglaterra, onde também realizou estágio de pós-doutorado.

Entre as suas principais pesquisas, estão aquelas ligadas ao desenvolvimento de vacinas. No momento, seus estudos estão voltados para a imunização contra a leptospirose, em uma iniciativa com parcerias com a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto Butantã e a Universidade Federal Fluminense. Também desenvolve trabalhos com instituições da Inglaterra e da Argentina.

Dellagostin já exerceu a função de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e de diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel. Antes de ser nomeado diretor-presidente da Fapergs, já exercia mandato no Conselho Superior da fundação. Ele permanecerá na coordenação da área de Biotecnologia da Capes e na composição do comitê assessor da área de Medicina Veterinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante o tempo em que estiver na direção da Fapergs, o dirigente estará afastado de suas atividades acadêmicas da UFPel. No entanto, ele afirma que manterá o vínculo com a Universidade no período, tentando estar nas atividades de orientação e de laboratório pelo menos um dia na semana.

Publicado em 22/03/2017, na categoria Notícias.