Colaboradores do HE participam de cursos do Sírio-Libanês e MS

Lançados nacionalmente via internet na manhã desta quarta-feira (22), os novos cursos que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde e do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) para o ano de 2017, iniciam nos próximos dias e têm duração prevista até novembro deste ano.

Em Pelotas, o lançamento por videoconferência ocorreu no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e contou com a presença de autoridades, alunos e facilitadores.

Do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), diversos colaboradores irão participar como alunos das especializações e três profissionais como facilitadoras dos cursos, que são as médicas Marina Bainy e Julieta Carriconde Fripp e a enfermeira Camila Schwonke. O HE, que é parceiro desta iniciativa que abrange a Rede de Saúde de toda região sul, sediou o curso preparatório dos facilitadores no fim do ano passado.

Sobre os cursos

Todos os cursos são voltados para profissionais que atuam diretamente na saúde pública, sendo sete deles oferecidos para 40 regiões de saúde de todo o País e outros 3 para colaboradores do SUS, de 118 municípios. Trata-se de uma nova etapa de um projeto que já capacitou 24 mil profissionais desde 2009. A meta é capacitar até 8,8 mil profissionais do SUS neste ano.

“Estes cursos, desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde, buscam atender as necessidades atuais do SUS, como melhoria na eficiência na área de gestão, ou na melhoria da qualidade e segurança no atendimento do paciente da rede pública de saúde”, afirma o diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, Luiz Fernando Lima Reis.

Com atividades presenciais e à distância, os cursos possuem carga horária de 360 horas. São eles: Regulação em Saúde, Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Vigilância em Saúde, Gestão da Vigilância Sanitária, Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente, Gestão de Políticas Públicas Informadas por Evidências, Gestão de Emergências em Saúde Pública, Processos Educacionais na Saúde, Preceptoria no SUS e Preceptoria de Residência Médica.

Sobre o Proadi-SUS

Criado em 2009, o PROADI-SUS é resultado de uma parceria do Ministério da Saúde (MS) com as entidades de saúde portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS-SAÚDE) e de Reconhecida Excelência. O Programa é regulamentado pela Lei Federal nº 12.101. As ações do Hospital Sírio-Libanês se enquadram neste programa e têm a aprovação e o monitoramento do Ministério da Saúde. São projetos focados em assistência, ensino e pesquisa e englobam estudos de avaliação, incorporação de tecnologias e capacitação de recursos humanos.

Assessoria de Comunicação HE UFPel

Com informações da Assessoria de Imprensa do HSL

Publicado em 22/03/2017, na categoria Notícias.