Início do conteúdo

Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação se reúnem com diretor-presidente da Fapergs

Encontro abordou os parâmetros para os editais de bolsas de pesquisa entre outros assuntos

A Uergs sediou, nesta sexta-feira (17), uma reunião do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Rio Grande do Sul (Foprop/RS). O encontro contou com a presença do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Antônio Dellagostin, que apresentou dados de um levantamento de informações sobre o orçamento da Fundação, relacionado ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica e à proporção de doutores no Estado. Dellagostin também falou sobre o incentivo para a iniciação científica no ensino médio.

Uma das principais pautas da reunião foi a perspectiva de apoio da Fapergs às universidades nos próximos anos e os parâmetros para os editais de bolsas de pesquisa, de captação de recursos para custeio e capital para pesquisa, e de internacionalização das instituições. Estes editais envolvem todos os níveis da educação, desde a básica até a superior. A coordenadora do Foprop, Andreia Rosane Valim, avalia de forma positiva o diálogo proposto pela Fundação. “Estamos bem otimistas, pois está sendo bem transparente e clara a construção de critérios para os próximos editais a serem lançados pela Fapergs”, disse.

Sobre o apoio para a iniciação científica voltada ao ensino médio, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs e vice-coordenador do Foprop, Clódis Andrades Filho, destaca que é fundamental proporcionar o envolvimento de alunos com a ciência e a tecnologia desde a educação básica, junto às universidades.

Investimento em Ciência e Tecnologia para vencer a crise

A partir de agora, a Fapergs, com o apoio do Foprop, vai buscar dados sobre os índices de produtividade desses doutores em pesquisas no Estado. “Se queremos sair da crise temos que investir em ciência e tecnologia, e já temos a base para isso”, acentuou Dellagostin.

Participaram da reunião pró-reitores e coordenadores de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC, UFRGS, Unisc, UFCSPA, Unicruz, Unisinos, Furg, Unijuí, UFPel, Unipampa, Univates, UCS e IFSul.

Texto: Assessoria de Comunicação Fapergs.

Foto: Assessoria de Comunicação Uergs.

Publicado em 17/03/2017, na categoria Notícias.