Direito e Ciências Ambientais: UFPel abre novos PPGs

A partir do primeiro semestre de 2017 a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) contará com dois novos Programas de Pós-Graduação (PPG), lotados em duas das poucas unidades acadêmicas que ainda não possuíam nenhuma opção de programa. A Faculdade de
Direito  recebe o Programa de pós-graduação em Direito (PPGD) e o Centro de Engenharias o Programa de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb).

Segundo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flavio Demarco, os dois novos PPGs estão numa lógica de expansão e consolidação da pesquisa científica e formação de recursos humanos em áreas estratégicas. A instituição dos novos PPGs é uma grande conquista, pois teremos formação de alto nível em áreas que a universidade não atendia, contribuindo para o desenvolvimento regional, afirma Demarco. O objetivo é que estes novos programas de pós-graduação se consolidem e que em poucos anos possam oferecer também o nível de doutorado a comunidade.

Direito

O Programa de Pós-Graduação em Direito, coordenado pela professora Márcia Rodrigues Bertoldi, surgiu a partir do Grupo de Iniciação à Pesquisa (GIP) existente na Faculdade de Direito desde 2010, iniciativa que oportunizou a inserção da pesquisa na Faculdade de Direito. A coordenadora destaca o vigor do corpo docente, compromissado em direcionar suas pesquisas e publicações conforme a estrutura do projeto, o que possibilitou a harmonia necessária para sua aprovação pela CAPES. O mestrado em Direito, segundo Márcia, irá suprir uma demanda esperada há 105 anos pela Faculdade, e necessária para a promoção do conhecimento em Direito. Além disso, ele trará um contraponto ao momento atual vivido pelo Brasil: “o Programa, que nasce em um momento de profundas e lesivas reformas governamentais na área dos Direitos Sociais, inclina-se a ser um potente resistor.”

A área de concentração do PPGD aborda a temática dos Direitos Sociais em duas linhas de pesquisa: ‘Estado e Constituição’ e ‘Direito e Vulnerabilidade Social’. Márcia explica que o principal objetivo do curso é desenvolver a execução dos direitos sociais em instituições públicas e privadas mediante a reflexão crítica para um Direito emancipatório e de concreção da Justiça Social, do Estado Democrático e do reconhecimento do estado de diferença, priorizando o estudo de grupos vulneráveis.

Outra pretensão do programa, segundo a coordenadora, é formar um corpo docente analítico, capaz de atuar no ensino jurídico de forma mais reflexiva, menos positivista e também habilitado para a criação de arranjos políticos-jurídicos-sociais de proposições de solução para problemáticas atuais da sociedade brasileira na área de concentração proposta.

Ciências Ambientais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb), coordenado pelo professor Robson Andreazza, integrará temas de investigação cientifica relacionados a analises ambientais, sistemáticas da biodiversidade e, também, desenvolvimento de tecnologias de sistemas de produção que sejam ambientalmente sustentáveis. Segundo Andreazza, o PPGCAmb será um curso multidisciplinar na área de Ciências Ambientais e possui duas linhas de pesquisa na área: ‘Gestão e Avaliação de Ambientes Naturais e Antrópicos’ e ‘Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente Sustentável’.

O coordenador explica que o programa surgiu a partir de uma demanda ambiental da região e também pela necessidade de mais profissionais trabalhando e principalmente pesquisando nesta área. Este é o primeiro curso de mestrado do Centro de Engenharias. “Com certeza será um avanço ao centro” comemora, dizendo que o novo PPG será importante oportunidade para os alunos da graduação possuírem maior contato com a pesquisa e a desenvolverem seus estudos dentro da própria unidade a que pertencem.  Ele também será um grande desafio para os professores pois, o curso possui projetos que visam a melhora das condições ambientais, procurando respostas a alguns impactos, conforme explica o coordenador do programa.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais possui também projetos e parcerias com a prefeitura Municipal, Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Inscrições

As inscrições para o programa de pós-graduação em Ciências Ambientais, nível mestrado, ocorreram em janeiro. Já as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Direito, nível mestrado, estão abertas até o dia 8 de março. Para se inscrever, os interessados devem levar o requerimento de inscrição, disponível no site do PPGD, e demais documentos exigidos no edital, disponível neste link, à secretaria do programa situada no prédio da Faculdade de Direito, na Praça Conselheiro Maciel.

Publicado em 22/02/2017, nas categorias Destaque, Notícias.