Início do conteúdo

Departamento de Antropologia e Arqueologia realiza roda de conversa

O Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFPel realizará a roda de conversa “Estudo Orientado por Premissas Fenomenológicas e Históricas das Relações Humano-Animais em Atividades Tropeiras e de Pastoreio nas Terras Altas Escocesas e no Pampa Brasileiro”, desenvolvido pelo pesquisador João Francisco Canto Loguercio, doutorando em Antropologia Social na Universidade de Aberdeen, Escócia. O encontro ocorre nesta quinta-feira (23), às 17h, no auditório da Faculdade de Educação, na rua Alberto Rosa, 154.

A pesquisa tem como foco as relações entre humanos e animais, especialmente as relações estabelecidas entre o gado, os cavalos, os cachorros e as ovelhas, no Rio Grande do Sul. Atenta para o período de caça predatória do gado – quando esta se expandia livremente nos campos abertos do RS, as vacarias –, do tropeirismo do gado para os mercados do norte do país, especialmente entre meados do século 17 e final do século 18. Em suas relações com o pastoreio nos dias atuais, com o trabalho conjunto entre gaúcho, cavalo e cachorro na lida com o gado e ovelhas. A etnografia tem como local de pesquisa fazendas em Santa Vitoria do Palmar e em Pedras Altas, buscando percorrer trechos dos antigos caminhos do gado, na busca de vestígios materiais e imateriais.

O evento é uma promoção do Bacharelado em Antropologia e do Programa Pós-Graduação em Antropologia, por meio do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR) e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS).

Serviço:

Dia: 23 de fevereiro | quinta-feira.

Horário: 17h.

Local: Auditório da Faculdade de Educação (Rua Alberto Rosa, 154, terceiro andar).

Publicado em 22/02/2017, na categoria Notícias.