Início do conteúdo

Primeira defesa de tese consolida PPG em Educação Física

Na manhã desta segunda feira (20), deu-se mais um passo no processo de consolidação e crescimento do programa de pós-graduação em Educação Física (PPGEF). O doutorando Victor Coswig, sob orientação do professor Fabrício Del Vecchio, ao defender sua tese “Aptidão física prediz o perfil técnico-tático e de tempo-movimento em combates simulados de Judô e Jiu-Jitsu brasileiro?”, marcou também a história do PPG como sua primeira defesa de tese de doutorado.

A banca, composta pelos professores Eraldo dos Santos Pinheiro, Eduardo Merino, Bráulio Branco e Bianca Miarka, além do próprio orientador, avaliou o trabalho pioneiro e multicêntrico, que buscou comparar atletas das duas modalidades segundo variáveis metabólicas e neuromusculares, testando também a validação de aplicativo para análise notacional em aparelhos móveis. Com informações sobre a aptidão física e análise do perfil em luta, após cruzamento dos dados, constatou-se que condicionamento físico superior pode explicar maior tempo em ações de alta intensidade nos combates e melhor efetividade na aplicação dos golpes.

Del Vecchio, que já esteve entre os 10 pesquisadores mais produtivos em Judô no mundo, afirma que estes dados abrem possibilidades para diversos estudos pioneiros, e que a compreensão de como a aptidão física determina o desempenho em combate pode contribuir para elaboração de programas de treinamento mais específicos e eficientes com vistas ao sucesso competitivo.

Para o coordenador do PPGEF, professor Marcelo Cozzensa, esse é um momento de consolidação desse programa, que foi tão desejado pela comunidade acadêmica da unidade. “É um marco para nós”, comemora. Ele destaca que essa iniciativa de pós-graduação, com formação nos níveis de mestrado e doutorado, é única no interior do estado. Cozzensa também destaca que o novo doutor a partir de agora fará parte do quadro docente da Universidade Federal do Pará.

Publicado em 21/02/2017, nas categorias Destaque, Notícias.