Início do conteúdo

Novo reitor pede universidade que alie excelência acadêmica e compromisso social

Foi no auditório da mais antiga unidade acadêmica, a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, que o mais jovem reitor da história da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Rodrigues Curi Hallal, assumiu a liderança da Instituição. Na noite desta quinta-feira (12), em reunião conjunta dos três Conselhos Superiores da UFPel – Conselho Universitário,  Conselho Diretor da Fundação e Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – e da comunidade, o então reitor, Mauro Del Pino, transferiu o cargo ao docente da Escola Superior de Educação Física e pesquisador do programa de pós-graduação em Epidemiologia.

A transmissão do cargo, visto que a posse já havia ocorrido nas dependências do Ministério da Educação em Brasília, ocorreu sob os olhares de diversas autoridades dos municípios da região. Estiveram presentes a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Henrique Viana, o prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco, a reitora da Universidade Federal de Rio Grande, Cleusa Maria Dias, o reitor da Universidade Católica de Pelotas, José Bachettini Jr., e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, Odir Dellagostin, entre outros.

Novas perspectivas

Mesmo afirmando sentir a responsabilidade de ser o reitor da maior universidade da região, a fala de Hallal antes de entrar para a cerimônia era tranqüila: “É uma atividade diferente das que eu exercia, então a gente fica pessoalmente com essa sensação de ansiedade”. Segundo o novo administrador máximo da UFPel, a ideia é que, pelos próximos quatro anos, se trabalhe 24 horas por dia para que seja entregue ao próximo gestor uma universidade diferente, mais arejada.

Entre as primeiras ações, ele destaca um mutirão para a qualificação das salas de aula da instituição. “Mexemos com tantas coisas, tantas pautas difíceis, que acabamos nos esquecendo daquele que é o nosso lugar mais nobre”, explica. Outro ponto que merecerá grande atenção será a assistência estudantil, ponto que o novo reitor diz ver a maior dificuldade da UFPel: “Temos de ter uma assistência à altura daquilo que os alunos precisam”.

Já o vice-reitor Luis Isaías Centeno do Amaral, empossado na mesma cerimônia, afirma que a equipe formada está disposta a trabalhar duro para implementar o programa de gestão proposto. Ele destacou que até mesmo antes do início da administração, o grupo já estava trabalhando, em pontos como o ensino a distância e a infraestrutura. Visto que a área acadêmica é papel do vice, ele pontuou como desafio a melhora dos projetos pedagógicos, de forma a gerar um salto de qualidade nos cursos.

Duas grandes parceiras da Universidade Federal de Pelotas tiveram seus dirigentes máximos presentes na cerimônia. A Universidade Católica, na pessoa de seu reitor, expressou o desejo de sucesso na trajetória da nova reitoria, com as marcas de desenvolvimento para a cidade e a região. “Acreditamos que a educação é o único processo real de transformação”, descreveu Bachettini.

Já a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, afirmou olhar com as melhores perspectivas o próximo período, no qual as duas organizações terão a frente novos gestores: “Temos a expectativa de que a UFPel possa se inserir cada vez mais na comunidade”.

Despedida

A abertura da sessão conjunta ocorreu com a apresentação do Programa de Extensão em Percussão (PEPEU), do Centro de Artes, que trouxe peças musicais totalmente executadas nos instrumentos desse tipo.

Antes de transmitir protocolarmente seu cargo, Del Pino teve o uso da palavra para fazer um balanço dos seus quatro anos à frente da UFPel. Ele relembrou o dia da sua posse, quando, segundo ele, foi quebrado um ciclo de 20 anos na Universidade, momento a partir do qual foi possível construir um novo conceito para a instituição, voltada para o compromisso social e para uma formação transformadora.

“Entregamos ao professor Pedro um legado alicerçado na democracia, na transparência, no diálogo e no compromisso social”, disse o professor da Faculdade de Educação. Segundo o gestor da administração anterior, após ter assumido uma universidade marcada por um cenário de dificuldades recebidas, esta será entregue com as contas saneadas. Outras marcas apontadas por Del Pino foram a assistência estudantil, as ações afirmativas e a criação de processos democráticos. Entre os legados, ele destacou os investimentos em saúde e infraestrutura.

Del Pino finalizou sua fala com agradecimentos àqueles que contribuíram com o projeto de sua gestão, em uma equipe que ele definiu como dedicada e comprometida a construir uma UFPel mais democrática e voltada à construção de uma sociedade mais justa.

Período de revoluções

Com o encerramento da fala do antigo reitor, ocorreu a transmissão do cargo, quando Hallal assumiu a presidência dos trabalhos dos conselhos superiores. Ele então tomou a palavra, para realizar sua fala de posse. Ele definiu-se, e guiou seu pronunciamento com essa característica sua, como uma pessoa positiva e otimista.

Ele relembrou, repetidas vezes, os 200 milhões de brasileiros que mantém a UFPel como uma universidade pública e gratuita, sendo essa população o alvo final da ação da instituição. “Peço a cada uma das mais de 20 mil pessoas da comunidade acadêmica da UFPel para que cuidem da nossa Universidade”, citou ele.

Dentro dessa mesma lógica, o novo reitor destacou que prosseguirá o trabalho para diminuição da desigualdade e promoção da equidade racial na Universidade, sendo que uma das primeiras ações será o estabelecimento de cotas para os processos seletivos dos programas de pós-graduação. Outra ação de inclusão é a própria promoção da assistência estudantil.

Hallal destacou a palavra “revolução” como uma das ideias-força daquilo que o programa da nova gestão pretende realizar. Uma delas é um olhar completamente voltado para as atividades-fim da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, a proposta é que se obtenha uma excelência acadêmica aliada ao compromisso social. Para tanto, ele citou o PPG no qual mantinha suas atividades: “Lá na Epidemiologia eu vi que nossas ações acadêmicas podem mudar o mundo”.

Outro fio condutor será a democracia cotidiana. Uma das primeiras ações nessa área será a retirada do voto dos pró-reitores nas reuniões do Conselho Universitário. Em um segundo momento, será instituído também um Conselho de Planejamento, de forma que as políticas da área sejam pensadas além das gestões que ocupam a reitoria.

Encerrando sua fala, o novo reitor lembrou que durante seu mandato ocorrerão duas efemérides: os 100 anos do Conservatório de Música e os 50 anos da UFPel. “Estamos preparando um aniversário inesquecível”, disse. Suas últimas palavras foram voltadas aos estudantes, pessoas para as quais a Universidade existe, em sua opinião: “Só vocês podem promover as revoluções que a UFPel tanto precisa”.

Em seguida, Pedro Curi Hallal procedeu a posse de seu vice-reitor, Luís Amaral. Em sua fala, pautada em palavras do escritor africano Mia Couto, ele destacou o compromisso da universidade com a totalidade da sociedade, para os filhos daqueles que a sustentam. Além disso, Amaral afirmou que a meta é priorizar a resolução dos problemas que entravam a formação dos alunos.

O ato também serviu para que fossem empossados os novos pró-reitores, assessores e chefia de gabinete: Maria de Fátima Cóssio (Graduação), Francisca Ferreira Michelon (Extensão e Cultura), Flávio Fernando Demarco (Pesquisa e Pós-Graduação), Mario Renato de Azevedo Júnior (Assuntos Estudantis), Júlio Carlos Balzano de Mattos (Infraestrutura), Ricardo Hartlebem Peter (Administrativo), Sérgio Batista Christino (Gestão de Pessoas), e Otávio Martins Peres (Planejamento e Desenvolvimento), Aline Lamas (Chefe de Gabinete), Alexandre Fernandes Gastal, Gilberto Loguercio Collares, Lúcia Maria Vaz Peres e Paulo Roberto Ferreira Júnior (assessores).

Salvar

Publicado em 19/01/2017, nas categorias Destaque, Notícias.