UFPel inscreve para Reopção, Reingresso, Transferência e Portador de Diploma

“Não adianta só gostar, a gente tem que amar o que faz”. Foi pensando assim que a estudante Lizandra Padilha Peres, 23 anos, deixou para trás os cinco anos de Zootecnia e está tentando a reopção para Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Até sexta-feira (20), a Universidade recebe pedidos de reopção, reingresso, transferência e ingresso como portador de diploma de quem pensa em uma transformação na vida acadêmica para 2017. Estão disponíveis 3.360 vagas, distribuídas em 69 cursos de graduação.

A entrega da documentação pode ser feita das 8h15min às 13h, no Auditório Élio Paulo Zonta, no quarto andar do Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1). A inscrição está condicionada à existência de vagas no curso pretendido e à conclusão de dois semestres ou um ano, no curso de origem, no momento da inscrição.

O critério único de seleção será o maior número de disciplinas que poderão ser aproveitadas no curso pretendido, independente da modalidade de ingresso solicitada pelo candidato.

A lista de documentos necessários, vagas disponíveis e outros detalhes podem ser conferidos no Edital Nº 22 da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), disponível aqui.

Em busca da realização profissional
Após refletir sobre a atividade que desempenharia após a formatura e ser honesta com seus propósitos de vida, Lizandra conversou com os pais, que apoiaram a mudança. A intenção é que ela possa atuar com a complexidade da vida, seja humana, animal ou vegetal, com destaque para animais silvestres. “Vou contribuir para o bem. A Biologia da UFPel é forte e acho que a gente sai superbem formado”, avaliou.

Depois de cursar dois anos de Geografia, Vanessa Monteiro, 34 anos, chegou a tentar uma vaga no curso de Psicologia. Como não conseguiu, partiu para o curso técnico em Enfermagem, que lhe apresentou sua grande paixão. “Quero cursar Enfermagem para ajudar a salvar vidas e cuidar da saúde. É uma atividade gratificante. Quero muito conseguir essa vaga; não há nada melhor do que a gente ‘se encaixar’ numa profissão”, disse.

O estudante de Direito Christian Ornel, 29, está em busca da transferência para a UFPel. A motivação, aponta, é o “ensino público, a qualidade da Universidade e o conhecimento do curso”, elogiou.

Passado e futuro

Foi há dez anos que ele chegou em Pelotas disposto a encomendar um violão com um luthier da cidade. Vindo de Sananduva, no Rio Grande do Sul, encantou-se por Pelotas, sua atmosfera cultural, acolhedora, musical. Ficou. Fez amigos, constituiu família, se formou em Direito, fez mestrado em Política Social e dirige uma empresa. Hoje, Manoel Cadorin, 32, candidatou-se a uma vaga, como portador de diploma, ao curso de Música – Violão. Aquilo que o trouxe à Pelotas deverá agora preencher seus dias. “Vou formalizar um hobby”, diz, sorridente.

Conheça as modalidades

Reopção: destina-se ao aluno da UFPel regularmente matriculado ou em trancamento geral de matrícula, que deseja ingressar em outro curso da UFPel.

Reingresso: é o retorno de ex-aluno da UFPel para o mesmo curso que abandonou ou cancelou.

Transferência: é destinada aos alunos regulares de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que desejam solicitar ingresso na UFPel.

Portador de Diploma de Ensino Superior: é destinada a candidatos que tenham concluído curso superior de graduação.

Publicado em 17/01/2017, nas categorias Destaque, Notícias.