Corredor Arte presta homenagem a Nely Affonso Rodeghiero

Quem a conheceu, fala em sua alegria de viver, sua forma brincalhona de conversar e sua dedicação à pintura e à família. Encontrou na arte a cura para depressão após a perda do marido, criando, a partir de então, mais de 400 peças, nos mais variados moldes, técnicas e suportes. Esta foi Nely Affonso Rodeghiero, falecida aos 85 anos no dia 17 de outubro de 2016. Foi a artista que mais expôs no Corredor Arte do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas.

Para celebrar a vida e a obra de Nely, sua filha Gládis produziu uma exposição póstuma da artista, que pode ser visitada de 10 a 31 de janeiro, no horário das 7h às 22h. “Eu convivia muito com ela, tínhamos uma amizade muito estreita, sei o quanto ela gostaria de que essa exposição fosse feita”, contou ela, que acredita que esse reconhecimento será eterno. Para esta ocasião, a filha buscou apresentar obras que ainda não haviam sido expostas no Corredor Arte.

Perfil

Nely iniciou sua trajetória profissional em 1950, como professora primária. Em 1998 perdeu seu esposo e entrou em depressão. Iniciou a pintar em tecidos como uma forma de terapia e, motivada por amigas, começou a pintar em telas. Dessa forma, dizia que voltava a sentir a presença de Deus em sua vida e que o saber, o amor, a fé e a alegria eram essenciais para superar as dificuldades e angústias, as quais quando examinadas com bondade se tornavam mais suaves.

Nos últimos anos muitas foram as dificuldades, como aprender a pintar com a mão esquerda após ter quebrado o braço direito. Segundo a filha, apesar dos problemas de saúde, ela nunca deixou de se ocupar e se envolver com algo que fosse ligado à arte.  “Em cada obra, uma luz; em cada luz, um carinho e, com este carinho e amor, agradeço a todos os amigos que tudo fazem para que eu consiga me sentir mais feliz”, agradecera Nely em oportunidade entre amigos.

Dona Nely, como era conhecida, expôs em vários locais como livrarias, bancos, espaços de arte, mas tinha um apreço especial por expor no Hospital Escola. “Cada um que passa neste corredor pode amenizar um pouco da sua dor ou preocupação ao contemplar as obras, pois elas foram feitas com o coração cheio de amor e paz”, ela dizia.

A exposição, de homenagem póstuma a Dona Nely, pode ser visitada no Corredor Arte do Hospital Escola, localizado na rua Professor Araújo, 538.

Publicado em 12/01/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.