Início do conteúdo

Coorte 2015 inicia acompanhamento de saúde das crianças de dois anos

logo-acompanhamento-2-aninhos-coorte-2015O Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza nova etapa do estudo conhecido como Coorte de Nascimentos de 2015 em Pelotas, que acompanha a saúde das crianças nascidas na zona urbana do município entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015. Com início desde a gestação e o nascimento dos participantes, o estudo chega, em 2017, à etapa de avaliação da saúde física e do desenvolvimento psicomotor de mais de 4,2 mil crianças no momento em que elas completam dois anos de idade.

“Sabemos que os primeiros mil dias de vida – justamente a fase que vai do início da gestação aos dois anos – são determinantes para a saúde tanto na infância como na idade adulta. Nesse intervalo, fatores como amamentação, ritmo de crescimento e estímulos à cognição da criança têm impacto sobre níveis de inteligência, saúde mental e propensão ao desenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta”, afirma uma das coordenadoras do estudo e docente da UFPel, Andréa Hômsi Dâmaso.

Próximo à data de aniversário da criança, a equipe do estudo entra em contato por telefone com as mães para agendar a visita de participação. Pela primeira vez, a série de entrevistas e exames está sendo realizada na sede do Centro de Pesquisas. As mães respondem a questionário sobre saúde, situação socioeconômica e hábitos de vida. Os exames com as crianças incluem verificação de peso, altura e circunferência da cabeça, coleta de saliva e realização de testes psicomotores – que são semelhantes a jogos infantis. Ao final da visita, são colocados acelerômetros – monitores de atividade física no formato de uma pulseira – no pulso da mãe e da criança, que devem ficar com o equipamento por quatro dias, no caso da criança, e por oito dias, no caso da mãe. “É como usar uma pulseira por um breve tempo, não deve causar desconforto para os participantes. O uso do acelerômetro é importante porque ele registra a movimentação do corpo. Assim, podemos medir com exatidão os níveis de atividade física dos participantes”, explica a coordenadora.

A Coorte oferece, fora do programa da pesquisa, a realização do exame de composição corporal no BodPod às mães interessadas em descobrir quanto do peso do corpo é massa muscular e quanto é gordura. O equipamento gera as medidas de massa magra e massa gorda com precisão – o resultado sai na hora e mostra se os valores estão acima, abaixo ou adequados para a idade e altura da mãe. “Queremos proporcionar às mães a oportunidade de realizar esse exame de difícil acesso em outros lugares. Muitas pessoas têm interesse em saber a relação entre massa muscular e gordura. É também uma maneira de agradecer a disponibilidade de participação”, completa Andréa.

Os participantes recebem ajuda de custo para cobrir despesas de deslocamento ao Centro de Pesquisas, situado à Rua Marechal Deodoro, 1.160. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3284-1300 – ramal 308, pelo e-mail coorte2015@gmail.com ou por mensagem na página Coorte 2015 no Facebook.

Publicado em 04/01/2017, nas categorias Destaque, Notícias.