Consun realiza última reunião do ano com aprovação de novo PPG

dsc_1763O Conselho Universitário da UFPel esteve reunido na tarde da última sexta-feira (16) para sua última reunião do ano e, possivelmente, também a última com os trabalhos conduzidos pela atual reitoria. Entre os destaques da pauta, esteve a aprovação do novo programa de pós-graduação da Universidade, ligado ao Centro de Engenharias, dedicado às Ciências Ambientais.

O momento foi de congraçamento durante a aprovação, direcionadas à pessoa do diretor, professor Cláudio Duarte, visto que o CEng era uma das únicas unidades da UFPel a não ter PPG. O mestrado em Ciências Ambientais já havia sido aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e foi aprovado ad referendum para que o processo seletivo do novo programa fosse agilizado.

Informes

Primeiro ponto da reunião, os informes foram voltados especialmente sobre o fato de que a Administração Central obteve junto aos Ministérios da Integração Nacional e dos Transportes o financiamento para a operação da Barragem-Eclusa do Canal São Gonçalo e a garantia da finalização das obras do acesso ao Campus Capão do Leão.

Também foi informado aos conselheiros que o Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) havia se reunido na véspera para apresentar proposta para novo calendário após a greve dos servidores, sendo que a deliberação final ocorrerá nesta terça-feira (20).

A sessão do Consun também serviu para que fosse apresentado um resumo do Plano Diretor Estratégico do Hospital Escola, desenvolvido durante todo o ano de 2016, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.

Pauta

O presidente do Conselho e reitor, Mauro Del Pino, apresentou nova proposta de metodologia para o processo da Constituinte Universitária, visto que os trabalhos foram iniciados há quase três anos, ainda sem resultados. O novo método foi solicitado pelo Consun, e a nova ideia é que seja semelhante ao bem-sucedido utilizado para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que envolveu as unidades acadêmicas e administrativas. A proposta será protocolada e tramitará nas próximas reuniões.

Outro ponto deliberado na última reunião foi a regulamentação das relações entre as Empresas Juniores e a Universidade Federal de Pelotas.

Prestação de contas

Como última reunião da atual gestão, tanto o reitor Mauro Del Pino quanto o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório dos Santos, apresentaram retrospectivas e prestações de contas dos quatros anos de seus mandatos.

Publicado em 19/12/2016, nas categorias Destaque, Notícias.