Contrato para construção da Unidade de Atenção Domiciliar é assinado

dsc_0313O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), terá em breve sua nova Unidade de Atenção Domiciliar. O espaço, que integra o Centro Regional de Cuidados Paliativos, ficará no antigo prédio da empresa Laneira Brasileira SA.

dsc_0281A cerimônia de assinatura do contrato entre a UFPel e a Empresa Marques Imóveis Construtora e Imobiliária LTDA ocorreu nesta sexta-feira (9). Com investimento de R$ 750 mil, a obra qualificará o local, de 465 m2, na parte frontal do prédio (à direita de quem observa de frente), a receber usuários e profissionais dos programas Melhor em Casa e Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI).

dsc_0335Conforme explica a superintendente do Hospital, Julieta Fripp, o espaço estará mais qualificado às necessidades dos programas. Lá, as equipes multidisciplinares poderão se reunir para a discussão de casos e projetos terapêuticos singulares, por exemplo, potencializando o cuidado integral. Os grupos de familiares também terão seus encontros no local. O projeto prevê, no pavimento térreo, salas administrativas, farmácia e espaço de convivência. No segundo pavimento, estarão um miniauditório, salas de grupos e administrativas.

Atualmente, a Atenção Domiciliar conta com 60 profissionais, divididos em oito equipes, que atendem cerca de 160 pacientes – cerca de 65% deles com mais de 60 anos. “É quase um hospital na rua”, observa a superintendente. “Estamos conseguindo o sonho de qualificar a nossa rede, que é robusta”.

Na ocasião, Julieta apresentou o Centro Regional de Cuidados Paliativos, um complexo que conta ainda com leitos ambulatoriais e a Unidade Reabilitadora CUIDATIVA – inicialmente chamada de Day Care – que atua na ressocialização com atividades lúdicas envolvendo a comunidade acadêmica e externa. “Precisamos potencializar ainda mais ações que integrem nossos usuários, profissionais, estudantes e comunidade”, destacou.

O reitor Mauro Del Pino lembrou, na ocasião, que a UFPel é referência latino-americana na área de Atenção Domiciliar e falou sobre a preocupação com a constante qualificação no segmento de saúde da Universidade. “Temos a grata satisfação de assinar o contrato dessa obra que tem papel fundamental. A Atenção Domiciliar tem crescido, e a Universidade vem desenvolvendo notáveis ações e obras na área de saúde”, ressaltou.

Em breve será emitida a ordem de serviço para o início da obra, que levará de seis a oito meses para ser concluída.

unidade-atencao-domiciliar

Na imagem: a Unidade de Atenção Domiciliar estará localizada no local indicado pelo retângulo amarelo horizontal, mais próximo da via.

Publicado em 09/12/2016, nas categorias Destaque, Notícias.