UFPel e comunidades quilombolas discutem processo seletivo e ações afirmativas

reuniao_umA Coordenação de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis (CAPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) reuniu-se nesta quarta-feira (23) com representantes da Federação das Associações das Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul, de comunidades quilombolas regionais e estudantes quilombolas que participaram do processo seletivo específico para quilombolas e indígenas na UFPel. O encontro teve como propósito tratar de aspectos relacionados ao próximo processo específico, que será realizado no primeiro semestre de 2017.

reuniao_doisConforme a chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da CAPE, Georgina Nunes, o grupo redefiniu critérios para o edital e firmou o compromisso de maior fortalecimento nos laços entre Universidade e comunidades. A intenção é projetar ações extensionistas que contemplem necessidades como educação, saúde e moradia, com o suporte dos estudantes quilombolas que já entraram na Universidade. “Precisamos pensar não só no ingresso, mas em trocas de saber estruturadas com as comunidades”, apontou Georgina. Uma reunião mais ampla deverá ser convocada para a escolha dos cursos que serão oferecidos no próximo processo.

Durante o encontro, os representantes da Federação e das comunidades externaram sua preocupação com a utilização de ações afirmativas de formas oportunistas por pessoas que não possuem ligação com esses grupos. Em relação a isso, a Federação apresentou uma Nota Pública, que pode ser conferida abaixo.

Participou da reunião, também, a coordenadora do projeto “Cotas: Um Diálogo Afirmativo entre Universidade e Escola”, Alessandra Gasparotto.

nota-publica-da-federacao-das-associacoes-das-comunidades-quilombolas-do-rio-grande-do-sul

Publicado em 24/11/2016, nas categorias Destaque, Notícias.