Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais são debatidos na UFPel

dsc_0098A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deu início, na manhã desta sexta-feira (11), ao 1º Seminário em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais. O evento conta com a participação de diversas entidades, que se reúnem em torno de temas como interações entre rural e urbano, agenda de pesquisa e extensão na área e a relação entre solidariedade e desenvolvimento.

dsc_0058O encontro também tem o propósito de apresentar o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA), promotor do evento. Na ocasião, o coordenador, professor Marcelo Fernandes Pacheco Dias, destacou que o momento era de aproximar o Programa – que tem apenas três anos – da própria Universidade e da comunidade. Dias agradeceu o apoio da equipe e da Instituição na consolidação do Programa, que foi criado dentro de um entendimento de necessidade na Universidade, com a união de pessoas de diversos segmentos, na perspectiva da multidisciplinaridade, aprovado prontamente e sem reparos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Temos o pensamento focado no local, mas, também, em termos científicos, contribuição global”, salientou. O docente apontou, ainda, a intenção de aproximação com outras entidades no sentido de elaboração de uma agenda comum.

dsc_0062A aceitação do Programa, a essência extensionista do evento, o momento oportuno para refletir sobre desenvolvimento e a necessidade de acompanhar de perto o caminhar do curso foram pontos destacados pelos dois representantes das Unidades Acadêmicas ao qual o PPG é vinculado, professores Simone Portella Teixeira de Mello, diretora da Faculdade de Administração e Turismo (FAT), e Jerri Zanusso, vice-diretor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, salientou que o evento demonstra a maturidade do Programa, que vem mostrar suas conquistas à sociedade. Agostini pontuou que a expansão de cursos Stricto Sensu na Universidade é resultando do amadurecimento da comunidade acadêmica e do compromisso de gestão. O pró-reitor pontuou, ainda, a natureza multidisciplinar do PPGDTSA, que classificou como uma lógica diferenciada. “Não existe mais como construir conhecimento realmente inovador em perspectiva ‘departamental’. Esse Programa é um exemplo”, disse, citando o comprometimento das diferentes áreas relacionadas. “Só assim podemos unir conhecimento científico inovador e relações entre pessoas para dar um retorno relevante à sociedade”, disse.

A relevância do Programa e seu ineditismo também foram aspectos destacados pelo reitor da UFPel, Mauro Del Pino. O dirigente falou sobre a busca pelo entendimento de uma instituição de ensino que dê conta das necessidades da sociedade, na formação de profissionais voltados a essa perspectiva e com geração de conhecimento e capacidade crítica que permitam o desenvolvimento social sustentável. O reitor destacou também o papel da FAT e da FAEM, o compromisso da universidade pública e o cenário que se apresenta desafiador para a educação. “Que o resultado do debate de hoje nos ajude a compreender o momento e pensar políticas para superar adversidades e criar desenvolvimento”, disse.

Palestra de abertura
dsc_0133A primeira fala do encontro coube ao professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Valdir Denardin. Ele explanou sobre “Desenvolvimento Territorial Sustentável: O rural e suas interações com o urbano”. O conteúdo refletiu a experiência que teve no recente pós-doutorado na França, quando teve a oportunidade de ler, refletir, pesquisar e entrar em contato com outros pesquisadores. “Quero aqui instigar possíveis temas de pesquisa”, anunciou.

Veja as demais atrações do encontro, que prossegue até o fim da tarde:

10h30min – Mesa-Redonda sobre Desenvolvimento Territorial no Rio Grande do Sul
Dr. Rogério Leandro Lima da Silveira (UNISC) – O Papel do Observatório de Desenvolvimento Regional da UNISC para o desenvolvimento territorial
Dra. Maria Emilia Camargo (UCS) – Cadeia da Maçã e as contribuições para o Desenvolvimento Territorial;
Dr. Marcelo Vinicius De La Rocha Domingues (FURG) – Os Impactos da Indústria Offshore no Desenvolvimento Territorial
Mediador: Prof. Dr. Mário Canever (UFPel)
12h – Intervalo para o almoço
14h – PPGDTSA em foco: Agenda de Pesquisa e Extensão
Me. Felipe Hermann (UFPel) – Coordenador do Núcleo de
Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial
Dra. Maria Emilia Camargo (UCS);
Dr. Rogério Leandro Lima da Silveira (UNISC)
Dr. Marcelo Vinicius De La Rocha Domingues (FURG)
Representantes
– Emater
– Embrapa
– Corede
– Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
Mediador: Prof. Dr. Marcelo Fernandes Pacheco Dias
15h – Coffee-break
15h30min – Palestra de Encerramento: “Solidariedade e
Desenvolvimento”
Prof. Dr. Luiz Inácio Gaiger (UNISINOS)
17h – Lançamento do Livro “A Descoberta dos Vínculos
Sociais: Os Fundamentos da Solidariedade”, de autoria do
Prof. Dr. Luiz Inácio Gaiger

Publicado em 11/11/2016, nas categorias Destaque, Notícias.