Cine UFPel exibe “A Educação Proibida” nesta sexta (11)

educacao-proibida____Em um momento de grande frisson no âmbito político e social, o Cine UFPel traz filmes que instigam o pensamento crítico. Nesta sexta-feira (11), às 19h, será exibido “A Educação Proibida”, de Germán Doin e Veronica Guzzo.

“A Educação Proibida” é um documentário argentino produzido no ano de 2012, que questiona a escolarização moderna e propõe um novo modelo educativo. O filme tem como objetivo dar visibilidade a experiências no âmbito educacional, que contrapõem ao modelo pedagógico tradicional. As escolas são colocadas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios, com seus portões, grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas. Ou seja, o sistema educacional vigente acaba refletindo verdadeiras estruturas políticas ditatoriais que produzem cidadãos “adestrados” para servir ao sistema; nesses termos, qualquer metodologia educacional que busque algo diferente será “proibida”. Infelizmente, esse foi o modelo que se espalhou pela Europa e depois pelas Américas. Sua principal falha está em um projeto que não leva em consideração a natureza da aprendizagem, a liberdade de escolha ou a importância do amor e relações humanas no desenvolvimento individual e coletivo. Veja o trailer do filme aqui.

O Cine propõe também um debate pós-sessão com os professores Édio Raniere (Psicologia – UFPel) e Paulo Marques (Educação Física – UFPel).

“A Educação Proibida” no Cine UFPel
Quando? 11 de novembro, às 19h
Onde? Rua Lobo da Costa, 447 – Agência da Lagoa Mirim
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=iDokkQa1esU

Publicado em 10/11/2016, nas categorias Destaque, Notícias.