Curso de Dança promove Imersões Poéticas

marcia-strazzacappa_arte_semprograma_finalO curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, nesta semana, o encontro “Imersões Poéticas”, com a professora Márcia Strazzacappa, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

programacao_imersoespoeticas_finalA atividade começa nesta segunda-feira (7), às 19h, no Auditório I do Centro de Artes. A programação prossegue até o dia 11. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail oficinadefolclore@gmail.com.

Sobre a convidada

Márcia Strazzacappa é Livre Docente (Unicamp, 2015); Doutora em Artes: Estudos Teatrais e Coreográficos (Universidade Paris 8/França, 2000); Mestre em Educação (UNICAMP,1994); graduada em Pedagogia (UNICAMP,1986) e em Dança (UNICAMP, 1990).

Foi pesquisadora TPCTA do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas LUME (1986/1999). Desde 2000 é docente lotada na Faculdade de Educação e colaboradora do Instituto de Artes e da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Membro do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte) do qual é coordenadora. Desenvolve pesquisa nos campos da Educação e da Arte, tendo como foco os processos de criação, formação de professores, educação estética e educação somática. Foi coordenadora do GT Educação e Arte da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pos-graduação em Educação) e membro da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas).

Dentre suas publicações, destaca o livro intitulado “Educação Somática e Artes Cênicas” (Papirus, 2012), a organização da obra “Era uma vez uma história contada outra vez” (Librum, 2013), fruto de projeto entre Unicamp, UFRN e UFG e a coletânea “Ensino das Artes: construindo caminhos” (Papirus, 2014) em sua 12a edição. Como artigos, destaca e sugere a leitura de “ Invertendo o jogo: a arte como eixo na formação de professores” e “Dança: outro aspecto da/na formação estética dos indivíduos” (ambos publicados nos anais da ANPED, 2007 e 2012)

Consultora Ad-Hoc de vários órgãos de fomento. Tem um convênio internacional com a Universidade de Rennes/França e uma orientação em cotutela com a Universidade de Lisboa/Portugal.

Na administração, foi Coordenadora Adjunta da Comissão dos Vestibulares da Unicamp (2012/13), Diretora Associada da Faculdade de Educação (2008/2012) e Coordenadora das Licenciaturas (2001/2004).

Ganhadora do Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação da Unicamp em 2013.

Artista atuante, tem se apresentado com a personagem Dona Clotilde em diferentes espaços, de congressos acadêmicos a festivais de arte, nacionais e internacionais.

Programação:

7 de novembro, segunda-feira
19h – Auditório I do Centro de Artes
Palestra/Demonstração “Professor de Arte: o quê?! Mas pra quê? Por quê?”
Atividade aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia, conforme disponibilidade de lugares

8 de novembro, terça-feira
9h – Auditório I do Centro de Artes
Encontro com professores do curso de Dança da UFPel

8 a 11 de novembro, terça a sexta-feira
13h30min – Tablado
Residência Artística “Imersões Poéticas” – Processo de Criação Coletiva em Imersão
Atividade dirigida a alunos e professores da UFPel, com necessidade de pré-inscrição

9 de novembro, quarta-feira
10h – Auditório I do Centro de Artes
Bate-Papo sobre Processos/Metodologias de Pesquisa de/em Arte e Dança
Atividade dirigida especificamente a alunos e docentes de pós-graduação em Artes e Educação e professores do Centro de Artes da UFPel. Não há necessidade de inscrição

11 de novembro, sexta-feira
17h30min – Tablado
Encerramento
Apresentação do Estudo Cênico-Coreográfico

Publicado em 07/11/2016, na categoria Notícias.