Frei David fala sobre sucesso e fraudes nas ações afirmativas

20161024_145722Numa realização do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (Nuaad) da Coordenação de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis (Cape) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, o frei David Santos, da ONG Educafro, esteve na Universidade na tarde desta segunda-feira (24), para conversar sobre  os sucessos e fraudes nas ações afirmativas nas instituições de ensino superior. O encontro, que reuniu estudantes, técnicos e docentes, além de representantes de movimentos sociais, ocorreu no saguão do Campus das Ciências Humanas e Sociais.

“Este é um debate sobre um Brasil que imaginamos ideal”, afirmou o frei, para uma plateia atenta e participativa. Ao lembrar que as universidades que têm cotas, de um modo geral realizam avaliação sobre este processo, disse que as ações configuram-se em desafio para os professores, que têm de trabalhar com estudantes não tão bem preparados. “Posso dizer que as cotas são um sucesso em todo o país. São fruto da nossa coragem de ousar. E este sucesso vai germinar, mesmo com tantas tentativas de fraudes”, observou.

Para ilustrar sua convicção no sucesso das cotas, recordou o exemplo da Universidade de Harvard, que exige a diversidade nas salas de aula e dá a mesma orientação à iniciativa empresarial, cujos resultados da medida mostram aumento da produtividade.

O frei elogiou o trabalho na UFPel, que é uma das poucas universidades brasileiras, que talvez não cheguem a dez, que têm comissão formada para averiguar fraudes na seleção das cotas.

Em sua fala, frisou que na visão da sociedade elitista, cotas são “um atrevimento de negros e de brancos pobres”. Por mais de uma vez, ressaltou que o controle das fraudes é de responsabilidade das reitorias e dos conselhos universitários, sob pena de serem responsabilizados por improbidade. “Espero que o trabalho feito aqui na UFPel possa ser modelo para o Brasil”, disse.

O controle das fraudes, para o frei, é importantíssimo, pois do contrário as próprias cotas poderiam estar ameaçadas. Em sua palestra, David Santos fez referência a várias maneiras usadas no país para burlar os processos seletivos das cotas.

Depois da programação com a comunidade, o frei foi recebido pela vice-reitora Denise Gigante, no exercício da Reitoria, quando conversaram sobre os processos de cotas e possíveis melhorias a serem implantadas.

Publicado em 25/10/2016, nas categorias Destaque, Notícias.