Conservatório traz talento de 12 anos para recital de piano no mês das crianças

6124_mod6181_modA Associação Amigos do Conservatório de Música, em comemoração ao mês das crianças, realizará um recital com a pianista Mariaclara Werker, de 12 anos de idade. O evento ocorrerá no dia 26 de outubro, às 19h30min. no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense.

Mariaclara é discípula da grande virtuose gaúcha Olinda Alessandrini, que comenta que apesar do grande talento da menina, o que realmente a salienta é a sua capacidade de concentração e as horas dedicadas ao piano. Entre as peças do programa, ela apresentará o estudo “oceano” de Chopin, considerado por muitos pianistas um dos estudos mais difíceis de execução, dentre outras obras também de grande envergadura. A coordenação do evento é do professor Marcelo Macedo Cazarré. A entrada é gratuita.

Mariaclara Welker nasceu em Porto Alegre, no dia 12 de dezembro de 2003. Apresentou seu primeiro recital público com apenas oito anos de idade, na Casa da Música, e ali realizou dois recitais solo, em 2012 e 2013. Em 2014 e 2015 apresentou-se em recital solo na Estação Musical, e em 2016 no Salão Mourisco a convite da professora Dulcimarta Lemos Lino. Também em 2016 apresentou-se na audição de alunos da professora Melissa Iung, na Casa da Música. Foi a mais jovem musicista aprovada no Concurso “Jovens Solistas” da Orquestra de Câmara da Fundarte. Apresentou-se com esta orquestra por duas vezes no ano de 2013, em Canoas sob a regência do maestro Antonio Borges Cunha, e em Dois Irmãos sob a regência de Fernando Cordella.

Foi convidada pelo maestro Matheus Kleber como solista, com esta mesma orquestra, no projeto “Sesi Catedrais 2015”, em Novo Hamburgo. Participou em 2012 e em 2013 como solista com a Orquestra Filarmônica da PUC nas programações do Dia da Criança, com concertos na PUC, no Teatro Bourbon Country e no Parque Germânia, em Porto Alegre, tendo como regente o maestro Márcio Buzatto. No início de 2014 foi convidada para o Concerto de Aniversário de 45 anos do CIEE,  juntamente com a Orquestra Villa-Lobos, sob a regência de Cecília Rheinganz da Silveira, no Teatro CIEE em Porto Alegre. Apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, em um programa especial do Dia da Criança, em outubro de 2014, sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt.

Participou de vários Encontros de Jovens Instrumentistas, em Ivoti e em Montenegro, e em novembro de 2013 assistiu a masterclass do pianista Alexandre Dossin, na Casa da Música.

Com apenas três anos de idade iniciou atividades de musicalização, e com quatro anos passou a ter aulas de piano com a professora Fernanda Anders. Em 2012 foi aluna da professora Viviana Martinez e atualmente estuda com a pianista Olinda Allessandrini, que vem acompanhando seu desenvolvimento musical desde 2010.

Está cursando o 7º ano Fundamental no Colégio Espírito Santo, em Canoas, e participa do Coral e Orquestra da escola, atuando em apresentações e saraus.

P R O G R A M A

I  P A R T E

J.F. Haendel (1685-1759)                            Tema e 5 Variações sobre

“O Ferreiro  Harmonioso”

J.S. Bach (1685-1750)                                   Duas danças da Partita nº 1

Minueto e Giga

W.A. Mozart (1756-1791)                             Sonata em sol maior, K. 283

Allegro

Andante

Presto

Chopin (1810-1849)                                    Valsa op. 64 nº 1  “Valsa do Minuto”

Noturno em dó sustenido menor, B. 49

Estudo em dó menor, op. 25 nº 12

I I   P A R T E

Octavio Pinto (1890-1950)                         Cenas Infantis

1. Corre,corre
  2. Roda, roda
  3. Marcha, soldadinho
  4. Hora de dormir
  5. Cavalinho de pau

Debussy (1862-1918)                                   Golliwog’s Cake Walk

Eduardo Souto (1882-1942)                        No mundo da Lua

Ernesto Nazareth (1863-1934)               Garoto

Pássaros em Festa

Floraux

Fon-fon

Morton Gould (1913-1996)                     Boogie-Woogie.

Publicado em 21/10/2016, nas categorias Destaque, Notícias.