Palestra da SIEPE traz reflexão sobre qualidade dos periódicos

dsc_1123O auditório acadêmico do Campus Anglo foi espaço, nesta quinta-feira (29), para mais uma palestra dentro da Semana Integrada. Ministrada pelo Coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Airton Rombaldi, o momento teve como tema “Mecanismos de Avaliação da Qualidade dos Meios de Publicação Científica”.

Rombaldi falou aos acadêmicos sobre a importância de saber selecionar o meio correto e que dê maior visibilidade para a publicação da pesquisa. Frisou que alguns aspectos devem ser levados em consideração na hora de escolher em qual periódico publicar seu artigo, tais como periodicidade, pontualidade de publicação, fator de impacto, número identificador (DOI), indexação de dados, escopo, entre outros.

O palestrante explicou que, ao submeter um artigo, é necessário observar primeiro as exigências do periódico. “Quando vocês submetem um artigo para um periódico, o primeiro olhar é do editor assistente, que não é pesquisador, são técnicos quer irão avaliar aspectos formais como tipo de letra, espaçamento, número de gravuras exigidos nas normas daquele periódico”, alertou Rombaldi, explicando que as instâncias de avaliação do artigo, quando da submissão, são várias e graduais.

Ele também aconselhou a prestar atenção nos comentários feitos pelos editores do periódico, mesmo que o trabalho não seja aceito, pois podem trazer contribuições para uma próxima publicação. “Atendendo a estas sugestões, aumentam as chances de publicação num outro periódico de qualidade similar”, apontou.

Rombaldi também sugeriu cuidar da autoria e os critérios de co-autoria, o número de autores, além da classificação dos periódicos e seus respectivos registros. Ele explicou que os mais qualificados conferem aos artigos publicados neles maior prestígio. “O que importa, nesse caso, é ser citado, aparecer no mundo citado”, afirma.

Finalizando, o coordenador colocou-se a disposição dos acadêmicos para esclarecimento de quaisquer dúvidas sobre publicações em periódicos. “Espero ter contribuído com vocês, disparado a curiosidade sobre qualidade de periódicos, para que consigam separar o joio do trigo e escolher periódicos melhores, indexados em boas bases. Isto dará maior chance de visibilidade aos seus artigos”, conclui Rombaldi.

Publicado em 30/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.