Palestra da Siepe aborda o Portal de Periódicos da Capes

dsc_1085Na tarde de quarta-feira (28), no auditório Acadêmico do Campus Anglo, a bibliotecária da UFPel Patrícia Pereira palestrou para estudantes de graduação e pós-graduação sobre o Portal de Periódicos da Capes.

Durante a apresentação, baseada na análise prática do portal http://www.periodicos.capes.gov.br, a palestrante explicou o funcionamento desta importante fonte para pesquisas e consultas a artigos, dissertações, teses disponíveis em diversos tipos de mídia.

Segundo Patrícia, o Portal de Periódicos é um recurso gratuito que a universidade disponibiliza para seus estudantes que lhes permite o acesso ao que há de melhor em termos de publicações científicas. “É o top de linha em termos de pesquisa em nível de ‘planeta Terra’,” comenta a palestrante.

Patrícia também salientou que é muito importante para a Universidade que os alunos utilizem esta ferramenta, pois isto garante a permanência do acesso ao conteúdo restrito, que por ser bastante caro, pode ser tirado das instituições que não utilizam para conceder a outras. Outro aspecto importante frisado na palestra é que a quantidade de acessos dos universitários ao Portal também representam pontos para a universidade nas avaliações do MEC. “quando vamos ser avaliados, um dos quesitos que está lá é o número de acesso ao Portal de Periódicos”, afirma.

Existem duas formas de o aluno conectar-se no portal. Uma delas é de dentro da universidade, através do endereço da web periodicos.capes.gov.br, normalmente. A outra forma é em casa através do login e a senha do Cobalto. A partir disto, o estudante tem acesso ao universo da pesquisa acadêmica de todo mundo.

No portal, há quatro maneiras de se fazer as buscas: por assunto, tipo de periódico, livros e bases referenciais ou de texto completo. Para facilitar as buscas, é necessário que os termos e palavras chaves sejam escritos em inglês. Há ainda uma diversidade de filtros que otimizam o tempo gasto na procura dos artigos.

A bibliotecária também colocou-se a disposição dos alunos para dar todas as orientações que precisarem sobre o uso do Portal, basta entrar em contato através do e-mail ppborba@ufpel.edu.br e marcar um horário para atendimento na própria Coordenação de Bibliotecas, localizada no Campus Anglo. “O acesso ao Portal de Periódicos é muito importante para a UFPel”, relembra Patrícia.

Publicado em 29/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.