Museu das Coisas Banais apresenta a exposição “Objetos-Tempo”

convite-da-exposicaoOs objetos são capazes de auxiliar na evocação das lembranças porque testemunham uma vida compartilhada, ou, no mínimo, agem como índices de eventos do passado. Nesse sentido, podem ser entendidos como “objetos- tempo”. Essa é a concepção da nova exposição do Museu das Coisas Banais (MCB) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A mostra “Objetos-tempo: A Memória Que As Coisas Têm” estará, a partir do dia 3 de outubro, no Casarão 2, da Secretaria de Cultura de Pelotas. Lá, serão apresentados memória e identidade de idosos que residem em instituições de longa permanência através de suas relações entre objetos, tempo e memória.

O Museu das Coisas Banais é um projeto de pesquisa e extensão do Instituto de Ciências Humanas da UFPel e se propõe a preservar a memória vinculada aos objetos ordinários, de valor afetivo. O projeto de extensão “Narrativas Afetivas e Objetos Biográficos no Asylo de Mendigos de Pelotas” é vinculado ao MCB e tem como objetivo promover uma ação de inclusão social que, ao valorizar a experiência e a narrativa de idosos asilados, possibilite novas reflexões sobre cultura material, memória e fases de vida.

No caso das instituições de longa permanência para idosos, os asilos, o grupo do Museu das Coisas Banais identifica que os objetos indicam uma estreita ligação entre memória, identidade e resistência no tempo. Sejam eles objetos institucionais (refratários ao tempo), objetos que se tornam relicários (como as fotografias), objetos ausentes (que ficaram no passado e, no entanto, seguem agindo como suportes de memória), objetos de resistência (como as chaves carregadas no pescoço que garantem um espaço íntimo, mínimo, em espaço compartilhado), os objetos-tempo (constituídos do fazer manual e do modo de passar os dias).

O que? Exposição “Objetos-tempo: A Memória Que As Coisas Têm”
Quando? 3 a 8 de outubro
Onde? Secretaria de Cultura – Casarão 2 da Praça Coronel Pedro Osório – Pelotas/RS
Realização: Museu das Coisas Banais – UFPel
Apoio:
Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul
SECULT/Pelotas
DUALE PRINT
Mais informações:
Site: www.museudascoisasbanais.com.br
Facebook: @museudascoisasbanais
@projetosmuseudascoisasbanais
Instagram: @museudascoisasbanais
Twitter: @CoisasBanaisMus
E-mail:museudascoisasbanais@gmail.com
Hashtags: #mcb #objetostempo #projetosmcb #musealizandomemórias
Whatsapp: (53) 9113.9874

Publicado em 26/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.