Reitor visita candidatos à terceira turma especial de Medicina Veterinária

DSC_9189Foi num intervalo após uma aula de ciências, quando cantavam ao som de um violão, que o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, encontrou os candidatos à terceira turma especial de Medicina Veterinária. O gestor da Universidade conversou com os 79 postulantes às 60 vagas da turma que é direcionada a jovens e adultos provenientes de áreas de projetos de assentamentos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).

DSC_9163Representantes de 12 estados do Brasil estão na UFPel para participar da segunda fase do processo seletivo: aulas e provas de história da agricultura, agroecologia e ciências, além da apresentação de um memorial descritivo. A primeira etapa era composta de uma prova de redação. Os candidatos ficam na UFPel durante nove dias para esse processo, que engloba atividades nos três turnos.

DSC_9121Nesta sexta-feira (2), acompanhado da vice-reitora, Denise Gigante, e do assessor Paulo Koschier, o reitor deu as boas-vindas aos candidatos e falou da conquista desse espaço na Universidade.

Segundo ele, trata-se de um projeto estratégico para a construção de um país mais inclusivo. “Fomos aprendendo que só a posse da terra não é suficiente. É preciso financiamento para produzir. E não só financiamento: é necessário orientação técnica para produção e outros mecanismos para qualidade de vida, como saúde e educação”, pontuou. Para o dirigente, é importante que essa complementação do saber seja não só de fora para dentro, mas uma conquista daqueles que produzem, em busca da qualidade e da fixação do homem na terra.

Dessa forma, Del Pino aproveitou o momento para falar aos futuros estudantes sobre a responsabilidade que têm em dominar o conhecimento para dar retorno ao movimento social e ao país. De acordo com o reitor, a primeira turma – formada em 2015 – é um marco de êxito nacional, devido ao volume de aprovação no decorrer do curso. “É um símbolo de que é possível que qualquer cidadão, ao acessar o ensino superior, adquira um grau de conhecimento independente de sua origem, classe ou raça. Com uma metodologia de trabalho diferenciada, mostramos que todos têm capacidade e condições de chegar muito mais longe do que aqueles que historicamente têm facilidades na vida”, afirmou.

A vice-reitora, Denise Gigante, reiterou o compromisso dos futuros estudantes em dar seguimento a esse trabalho, desejou sucesso e assegurou todo o apoio possível para o desenvolvimento dos novos acadêmicos.

Para o candidato Natan Hermes, 22, de Arapongas, no Paraná, é um bom sentimento estar entre tantos companheiros na consolidação da conquista da terceira turma. “Quem está aqui tem um princípio, uma vontade. Não somos concorrentes uns dos outros, mas de nós mesmos. Estarão todos muito bem representados”, observou. Integrante da cooperativa de derivados de leite COPRAN, o rapaz busca a qualificação na esperança de trazer ao assentamento o máximo de conhecimento para atender a demanda produtiva. E, além disso, atuar para que a iniciativa das turmas voltadas a beneficiários da reforma agrária continue.

A primeira turma especial de Medicina Veterinária da UFPel formou-se em dezembro de 2015, com 45 pessoas de nove estados brasileiros. A segunda está em andamento – são 52 acadêmicos de dez estados, atualmente no sétimo semestre. O grupo que irá compor a terceira turma começará as aulas ainda nesse semestre.

Publicado em 06/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.