Início do conteúdo

Cine UFPel começa a programação da semana nesta segunda (5)

O Cine UFPel terá a estreia de “Por Trás do Olhar” e “O Palco nas Feiras” nesta segunda-feira (5), às 19h. Trata-se de documentários sobre o processo de criação e circulação de espetáculos teatrais da companhia “Olhar do Outro” (2012) e “Palco de Feiras” (2014). Depois, haverá roda de conversa com a equipe e convidados.

Na quinta-feira (8), está marcada a reprise dos filmes “Utopia no Quintal – Permacultura e Cidade” e “Que Estranha Forma de Vida”.

Na sexta-feira (9), às 15h, o Cine Clube Cassiopéia apresenta, no Cine UFPel, “O Conto da Princesa Kaguya”. No mesmo dia, às 19h, começa o Festival de Cinema Acessível, com a exibição de “O Tempo e o Vento”.

No sábado (10), o Festival de Cinema Acessível continua, com a apresentação, às 15h, do filme “Dois Filhos de Francisco”.

O Cine UFPel fica na rua Lobo da Costa, 447, junto à Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim. A entrada é franca.

Veja a programação da semana:
Segunda-feira, 05/09
19h
Por Trás do Olhar e O Palco nas Feiras (Estreia)

Documentários sobre o processo de criação e circulação de espetáculos teatrais da companhia “Olhar do Outro” (2012) e “Palco de Feiras”(2014).
Dir.: Thiago Rodeghiero e Jacob Mattos
(Roda de conversa com equipe e convidados após exibição)
Quinta-feira, 08/09
19h (Reprise)
Curta: Utopia no Quintal – Permacultura e Cidade

Dir.: Daniela Catelli, Fernando Moura, Janine Abrão, Mateus Carvalho e Natalia Belucci
(Doc, 2011, 25min)
Sinopse: A Permacultura é um conceito que reúne técnicas e práticas visando a convivência sustentável entre o homem e o planeta. O vídeo-documentário “Utopia no Quintal – Permacultura e Cidade” apresenta exemplos de pessoas que adotaram algumas dessas práticas em suas rotinas, provando que é possível aliar a preservação do meio ambiente à vida corrida das grandes cidades.

Longa: Que Estranha Forma de Vida
Dir.: Pedro Serra
(Doc, 2014, 1h49)
Sinopse: Neste documentário serão abordadas formas de vida paralelas à sociedade tal como a conhecemos. Acompanharemos de perto a eco-aldeia de Cabrum, recente comunidade no norte de Portugal; a Cooperativa Integral Catalana, em Barcelona, que pratica a autogestão com moeda própria – o Eco; e por fim, a comunidade auto-sustentável – Tamera – situada em Portugal também, com quase 20 anos de existência, centro de pesquisa para a paz, com filosofia de amor livre, em busca da auto-suficiencia. Um biótipo para a cura global de consciência. Todos estes projetos alternativos ao sistema, procuram viver em harmonia, com uma visão do futuro baseado na sustentabilidade e na cooperação entre o ser humano, animal e natureza. Buscam soluções aos problemas globais, atuando localmente e prometem tornar os atuais paradigmas, obsoletos.

Sexta-feira, 09/09

15h – Cine Clube Cassiopéia
O Conto da Princesa Kaguya
Dir.: Isao Takahata
(Fic, 2013, 137min)
Sinopse: Esta animação é baseada no conto popular japonês “O corte do bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.

19h – Festival de Cinema Acessível
O Festival é o primeiro do país a exibir clássicos do cinema brasileiro com audiodescrição, legendas e Língua Brasileira de Sinais. Os filmes são exibidos com os três recursos de forma simultânea, permitindo que pessoas cegas, com baixa visão, deficiência auditiva, surdas ou sem nenhuma deficiência assistam aos longas na mesma sessão – o que permite a troca de experiências em um ambiente que valoriza as diferenças. A iniciativa é uma realização do Som da Luz, com patrocínio Fundo de Apoio a Cultura (FAC) da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul.

Longa: O Tempo e o Vento
(Fic, 2013, 115min)
Dir.: Jayme Monjardim
Sinopse: As família Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre eles está Bibiana (Fernanda Montenegro), matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará.

Sábado, 10/09
15h – Festival de Cinema Acessível

Longa: Dois Filhos de Francisco
Dir.: Breno Silveira
(2005, 132 min)
Sinopse: Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador do interior de Goiás que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar, e resolve lhe dar um acordeão quando completa 11 anos. Mirosmar e seu irmão Emival, que toca violão, se apresentam com sucesso nas festas da vila onde moram, mas devido a perda da propriedade onde moravam nos anos 70 toda a família é obrigada a se mudar para Goiânia. Mirosmar e Emival começam então a tocar na rodoviária local, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa. Lá eles conhecem Miranda, empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de quatro meses. Os irmãos novamente fazem sucesso e chegam até mesmo a cantar para 6 mil pessoas em um show no interior do país, mas um acidente encerra prematuramente a carreira da dupla. Após quase desistir da carreira artística Mirosmar decide voltar a cantar, agora usando o nome artístico de Zezé di Camargo. Ele grava um disco solo, mas não obtém sucesso. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé tem dificuldades em sustentar a família e o máximo que consegue é que outras duplas cantem composições suas. É quando ele encontra em seu irmão Weston, que passa a usar o nome artístico de Luciano, o parceiro ideal para levar adiante sua carreira musical.

Publicado em 05/09/2016, na categoria Notícias.