Evento na UFPel simula debates da ONU

DSC_0023O prédio do Lyceu Riograndense da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está sendo palco, de quinta (25) até domingo (28) do Pelotas Model United Nations (MUN). O evento, organizado por alunos de Relações Internações e Direito da UFPel, tem como objetivo simular debates, em inglês, entre órgãos oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU).

DSC_0006As atividades do evento, que está na sua quarta edição, incluem a simulação de dois comitês da ONU: o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) e o Alto comissariado das Nações Unidas para a Comissão Executiva dos Refugiados (ACNUR ExCom).

DSC_0003Na edição deste ano, além dos dois comitês da ONU, há também o Comitê de Imprensa para cobrir as notícias do evento e escrever os jornais que serão distribuídos aos delegados durante os quatro dias do evento. Os quatro jornais e redes representados nos comitês são: The New York Times, China Daily, El País e Al Jazeera.

Os comitês, que são formados por duplas de inscritos no evento, estão discutindo assuntos como guerra às drogas, curdos, ataques armados contra campos de refugiados, mulheres e crianças refugiados. A intenção é fomentar nos participantes o senso crítico e o desenvolvimento das habilidades oratórias.

Estudantes secundaristas no Pelotas MUN
No intuito de expandir os alcances do Pelotas MUN, pela primeira vez o projeto foi levado para além do círculo acadêmico e alunos do Ensino Médio das escolas de Pelotas estão participando dos comitês e simulações. Diferentemente da simulação convencional, a dos alunos secundaristas ocorre integralmente em português e tem como objetivo inserir os alunos no cenário vivenciado por importantes líderes mundiais ao negociarem questões de níveis internacionais.

Segundo uma das organizadoras do evento, a aluna de Relações Internacionais Lethícia Xavier, os estudantes do Ensino Médio estão acompanhados pelos professores, mas, no entanto, eles não podem falar com os alunos durantes as simulações. “A regra foi criada com a intenção de não retirar o protagonismo dos alunos”, conta.

Todos os detalhes do evento e a programação completa estão disponíveis aqui.

Publicado em 26/08/2016, nas categorias Destaque, Notícias.