Revista NORUS aborda a dinâmica das relações raciais

2115596-capadossiêO número cinco da Revista NORUS – Novos Rumos Sociológicos, editado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), apresenta o dossiê “A dinâmica das relações raciais: dados, abordagens e intersecções”. A publicação já está no ar e pode ser acessada neste link.

Nesse dossiê, professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS) e da UFPel apresentam uma diversidade de temas em trabalhos que abordam questões relativas à dinâmica das relações raciais na sociedade brasileira, bem como casos argentinos.

Essa edição da publicação se destaca por acolher nove pesquisas empíricas do Brasil e da Argentina que focalizam tanto práticas discriminatórias quanto as diversas formas de reprodução do racismo e das desigualdades raciais no período atual.

Além disso, há trabalhos que abordam questões relativas ao antirracismo e políticas públicas de combate ao racismo e as desigualdades raciais, bem como as novas lógicas de ação da sociedade civil e dos movimentos sociais.

Finalmente, também se encontram trabalhos que inter-relacionam a discussão de gênero e religião à problemática racial.

Nessa edição da Revista NORUS também há quatro artigos livres que abordam variados temas, como política nacional, cinema, Nova Sociologia Econômica e Sociologia da Ciência. Além disso, contém uma resenha de um livro mexicano que enfoca a temática dos Call Centers.

O dossiê é organizado pela professora Luciana Garcia Mello, da UFRGS, e pelo professor Marcus Vinícius Spolle, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPel.

Publicado em 27/07/2016, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.