UFPel une esforços com o APL Naval para criação de GT de energia

Participante desde 2015 do Arranjo Produtivo Local (APL) Naval, de Rio Grande, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está dando mais um passo no fortalecimento da parceria. A UFPel está unindo esforços para a criação do Grupo de Trabalho (GT) de Energia, iniciativa deste ano, que deverá ter base em Pelotas.

Para qualificar essa atuação, foram destacados a aluna do curso de Jornalismo da UFPel, Patrícia Tiemi Tanaka, o professor Alisson Eduardo Maehler, da Faculdade de Administração e Turismo (FAT/UFPel), a diretora executiva do APL Isabella de Cillo Medeiros, e o estagiário da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Paulo Eduardo Braga.

De acordo com o grupo, a participação das Secretarias de Desenvolvimento dos Municípios, das Universidades e das empresas de Energia do território do APL é de extrema importância para que o GT seja um ambiente propício à discussão de projetos e ações para o desenvolvimento do setor energético.

Os APLs são uma política pública de Estado, para estimular e apoiar a auto-organização produtiva dos setores, e para promover o desenvolvimento dos territórios. Por meio da cooperação entre empresas, produtores, comunidades e instituições públicas e privadas busca-se ganhos econômicos que aumentem a eficiência produtiva e a renda de empresas, produtores e trabalhadores, refletindo no desenvolvimento da sociedade. No APL Naval a UFPel é representada, desde março de 2015, pelos professores Maehler e Evandro Piva, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel).

Publicado em 22/07/2016, na categoria Notícias.