Alunos de Design e Computação integram saberes

DSC_7922No primeiro semestre deste ano, os cursos de Design Digital, Design Gráfico, Ciência e Engenharia da Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tiveram uma disciplina integrada. A intenção era unir os saberes e desenvolver projetos em grupos que envolvessem essas áreas. O resultado dessa parceria foi o desenvolvimento de projetos de aplicativos, sites e jogos, produtos que dependem desses dois conhecimentos para serem constituídos.

DSC_7951Dentre os projetos apresentados pelos alunos na conclusão da disciplina destacou-se o jogo “Mundo de Alice”, projetado para incentivar crianças, nas escolas, a aprender inglês. Na ocasião, Lucas Bauer, diretor do Hub 1005, entusiasmado com o projeto, ofereceu o espaço para que os jovens empreendedores possam continuar trabalhando nesse projeto multidisciplinar.

Na tarde desta terça-feira (19), os alunos e professores da disciplina foram convidados a visitar o Hub, que fica no Espaço de Arte Daniel Bellora, conhecer as multifuncionalidades do local, que oferece um amplo espaço de coworking, ou seja, um local de trabalho compartilhado entre diversos profissionais.

Os idealizadores de “O Mundo de Alice”, Günter Ribak, Pablo Quila e Amanda Azevedo estiveram presentes e disseram que o espaço servirá para que possam expandir o projeto, adicionar novas funcionalidades ao jogo, além de conversar com novos profissionais. “Foi uma forma de ver o produto final acontecer, colocar em prática isso e ver que o que a gente está projetando vai funcionar” comenta Amanda.

A disciplina Design e Desenvolvimento de Produtos Digitais Criativos (Tópicos), coordenada pelos professores Tatiana Tavares e Rafael Ferreira, foi projetada para atender uma demanda antiga tanto dos alunos dos cursos de Design quanto dos da Computação. Para Ferreira, do curso de Design, com o resultado dos trabalhos dos alunos veio a sensação de dever cumprido e a oportunidade oferecida pelo Hub é uma forma de levar a proposta da disciplina para além da sala de aula. “O principal resultado é a experiência”, conclui.

Na ocasião da visita ao Hub, foram planejadas novas ações conjuntas a serem realizadas futuramente, como o projeto “Conect”, que ocorre semanalmente e proporciona atividades abertas à comunidade. Para Bauer, essas ações proporcionam ideias inovadoras que fazem toda a diferença. “É gratificante ver essa ‘gurizada’ criativa. A gente vê que eles têm potencial, e isso é empolgante” destaca.

Publicado em 22/07/2016, nas categorias Destaque, Notícias.