Reuniões em Brasília buscam garantir recursos à UFPel

IMG-20160718-WA0001Integrantes da Administração Central da Universidade Federal de Pelotas, entre eles o reitor, Mauro Del Pino, estiveram recentemente em Brasília em diversas agendas com líderes de ministérios e empresas federais de forma a garantir a liberação de recursos necessários a diversas atividades da UFPel. Também compuseram a comitiva os pró-reitores Administrativo, Antônio Cleff, e de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório dos Santos, e a superintendente do Hospital Escola, Julieta Fripp.

Um dos destinos do grupo foi a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), onde duas reuniões, uma com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES), Dulce Tristão, e com seu coordenador geral de Planejamento e Orçamento, Fernando Bueno, outra com o próprio secretário, Paulo Barone.

Nas duas audiências, foi tratada a situação orçamentária e financeira da UFPel, especialmente no que tange a liberação dos limites para empenho no ano vigente. Segundo o pró-reitor Osório, a Universidade tem no momento, a exemplo de outras instituições federais, um montante de 60% da verba de capital e 20% do custeio sem possibilidade de execução, em função dos contingenciamentos realizados pelo Governo Federal.

Uma das principais demandas apresentadas foi em relação à liberação de recursos para o prosseguimento de obras e garantir a licitação de novas delas. Foi tratada em especial a pauta do acordo entre a secretaria visitada e a Secretaria de Ensino Profissional e Tecnológico (Setec) para a construção do novo prédio da Faculdade de Meteorologia e do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet), já que a atual edificação deverá ser cedida ao Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, por estar em propriedade de seu Campus Visconde da Graça.

Osório destaca que a destinação total dos recursos consignados pela Lei Orçamentária Anual permitirá que a UFPel contrate obras essenciais para a instituições, em questões que envolvem a acessibilidade, a segurança, espaços acadêmicos e a assistência estudantil.

Também foi reiterado o pleito por recursos para a recuperação da Barragem-Eclusa do Canal São Gonçalo e seu custeio. O secretário comprometeu-se a encaminhar pessoalmente o assunto ao Ministério da Integração Nacional.

Hospital Escola

O complexo de saúde da Universidade, que presta atendimento totalmente voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS), foi tema também nas reuniões no Ministério da Educação e na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Junto à Sesu, a pauta foi o financiamento de seu custeio, a liberação de vagas para contratação de pessoal e a necessidade de autorização para execução integral de recursos de investimentos.

Já durante a agenda junto à Ebserh, na pessoa de seu presidente, Kleber Morais, além do vice, Laedson Silva, e do diretor de Atenção à Saúde, Cláudio Saab, foi solicitado o esforço da empresa para que sejam liberados os recursos consignados para a continuidade das obras do Bloco 3 do novo Hospital Escola neste ano e em 2017, visando sua conclusão ainda no próximo ano. Sobre o custeio da casa de saúde, a UFPel solicitou à empresa que acelere o processo pelo qual assumirá todas as despesas do HE, visto que a Universidade não recebe verbas para este fim. Com essa medida, será possível reverter esses valores para a manutenção das atividades acadêmicas, sem prejuízo ao atendimento de saúde da população.

A reunião também foi oportunidade para que fosse solicitada solução imediata para a instalação do acelerador linear do Serviço de Radiologia da Faculdade de Medicina, prevista para 2014 e ainda não realizada. Del Pino enfatizou a importância e urgência dessa medida, visto que o equipamento é essencial para a qualificação do atendimento sem sua interrupção, já que a bomba de cobalto existente só poderá ser usada com segurança até janeiro de 2017.

A comitiva realizou, além disso, convite para que Morais e sua equipe esteja em Pelotas para visitar as obras do novo Hospital Escola, do Centro Regional de Cuidados Paliativos e do Serviço de Radioterapia.

Publicado em 20/07/2016, nas categorias Destaque, Notícias.