Atendimento psicológico: abertas inscrições para Clínica de Experimentações da PRAE

PRAE-CIE-NUPADI_(divulgação)-01O Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Nupadi/PRAE), diante da crescente procura por seus serviços de atendimento psicológico, buscou estratégias para ofertar aos integrantes da lista da espera formada algum tipo de atenção na área.

A partir dessa demanda surgiu a Clínica de Experimentações “Modos de aprender em meio à vida”, coordenada pela psicóloga Lisandra Osório, servidora da Pró-Reitoria. O trabalho em grupo será voltado para os bolsistas que compõe a lista.

“Entendemos que questões da existência, sobretudo do sofrimento psíquico, ultrapassam a centralidade no indivíduo, perpassando pelo coletivo de forças e intersubjetividades que se inserem no tecido social”, explica Lisandra, ao justificar o oferecimento de uma dinâmica de grupo. A clínica será uma forma coletiva e aberta às transformações do universitário que se fazem presentes, seus anseios, angústias, desejos, sofrimentos e potências de vida. As experimentações se utilizarão de elementos da arte, da filosofia e da ciência, por meio de temáticas que deem vazão às vivências. Serão trabalhados temas como ansiedade, depressão, relacionamentos afetivos e familiares, corpo e sexualidade, liberdade e aprendizagem inventiva.

As inscrições para a participação nos encontros já estão abertas e se estendem até o dia 10 de agosto, pelo e-mail lisandra.osorio@ufpel.edu.br. Até o dia 31 do mesmo mês, serão conduzidas entrevistas com os candidatos, de forma a avaliar o perfil de cada um para a composição dos grupos. Eles terão o número mínimo de oito pessoas e poderão comportar até 15.

Os encontros serão semanais, de setembro a novembro, e, quando findado o período, haverá uma avaliação para possíveis encaminhamentos específicos ou para aprofundamento em algumas temáticas escolhidas. Os horários sugeridos pelo Nupadi são às segundas, das 13h30min às 16h30min, e às quartas, das 8h30min às 11h30min.

A organização estabeleceu algumas regras para um bom funcionamento do sistema. Serão permitidas somente duas faltas aos encontros: em caso de uma terceira, o integrante será desligado do grupo e só poderá retornar à lista de espera após um ano. O aluno que optar pelo atendimento na Clínica também só poderá voltar à listagem após um ano, salvo casos identificados pelo serviço de Psicologia como necessitados de tal atenção. O sigilo sobre o exposto nos encontros também é obrigatório.

As vagas desta primeira edição são voltadas somente aos integrante das listas de espera do Serviço de Psicologia da PRAE. A ideia, no entanto, é ampliar o espectro de candidatos a partir da próxima oferta.

FICHA DE INSCRIÇÃO – CLÍNICA

EDITAL CLÍNICA DE EXPERIMENTAÇÕES

Publicado em 05/07/2016, nas categorias Destaque, Notícias.