Início do conteúdo

Plataforma digital Minha Biblioteca já está disponível

facepost_editorasA UFPel já está disponibilizando a Minha Biblioteca, plataforma prática e inovadora que oferece às Instituições de Ensino Superior o acesso a milhares de livros técnicos, científicos e profissionais de qualidade. São quase sete mil títulos em todas as áreas do conhecimento, das principais editoras acadêmicas do país, disponíveis via internet. Esse conteúdo pode ser acessado em  https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/  .

Os usuários podem ter uma conta de acesso individual e podem acessar o mesmo conteúdo de forma simultânea, com a possibilidade de fazer realces e anotações no texto, armazenando para futuras pesquisas. Também é possível selecionar as obras preferidas, deixando-as à disposição.

Todos os títulos são amplamente referenciados em cursos universitários de graduação e pós-graduação e estão disponíveis em texto integral. O conteúdo pode ser acessado 24 horas por dia, em sete dias da semana, de qualquer dispositivo conectado à internet. Cada novo livro lançado ou edição atualizada dessas editoras – Grupo A, Grupo Editorial Nacional, Atlas, Manole e Saraiva e os 21 selos por elas distribuídos – é automaticamente disponibilizado na plataforma.

Conforme o chefe do Núcleo de Acompanhamento e Apoio às Coordenações de Curso, Juliano do Carmo, a assinatura do serviço deve incrementar a bibliografia básica e complementar dos Projetos Pedagógicos dos cursos, impactando diretamente na qualidade do ensino e na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Os coordenadores de curso foram consultados sobre a plataforma e avaliaram o catálogo. Segundo Carmo, a grande maioria sinalizou que o banco de dados traria importantes contribuições.

A UFPel assinou o serviço por três anos e o investimento para esse período é de R$ 323,9 mil. A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) distribuiu 24 computadores entre as diversas bibliotecas da Universidade, que se somarão aos já existentes, para facilitar o acesso à plataforma por aqueles estudantes que não possuem Internet.

A Coordenação de Bibliotecas-CBib está disponibilizando o tutorial de como acessar a plataforma digital Minha Biblioteca. Veja em  tutorial_MB_alta   .

Informações para estudantes, técnicos-administrativos e docentes:

Coordenação de Bibliotecas nucleodebibliotecas@gmail.com

Informações para coordenadores de cursos:

Núcleo de Acompanhamento e Apoio às Coordenações de Cursos naacc@proplan.ufpel.edu.br.

Conheça mais a Minha Biblioteca aqui: http://www.minhabiblioteca.com.br/.

Publicado em 01/07/2016, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.