HCV lança Campanha de Conscientização para recolhimento de fezes de animais na Universidade

O Hospital de Clínicas Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (HCV/UFPel) está lançando uma campanha para conscientizar a comunidade acadêmica e tutores (proprietários) a recolher as fezes de animais no campus Capão do Leão, principalmente ao redor do Hospital Veterinário, Restaurante Universitário e prédios onde mais transitam animais.

A campanha pode parecer simples, porém, explica o diretor do HCV, Carlos Eduardo Nogueira, o assunto não trata somente do incômodo rotineiro às pessoas – tutores, funcionários, pedestres e comunidade acadêmica em geral que ali transitam necessitando desviar dos dejetos -, mas também envolve uma questão de saúde pública. Os animais podem ser contaminados e adoecer ao ter contato com fezes de outros animais. “Eles podem adquirir viroses e verminoses ao terem contato com ambientes contaminados pelas fezes de animais doentes ou portadores de doenças”, observou. Portanto, aponta, recolher fezes de animais não é somente um ato de educação social e ambiental, mas é, também, cuidar da saúde de todos e respeitar o próximo.

Contribua informando
De acordo com a organização da iniciativa, um ambiente higiênico e limpo é o que se deseja em qualquer lugar, principalmente se tratando de uma Universidade que é referência em no país. A intenção é que cada pessoa possa compartilhar essa ideia e ajudar na divulgação,
ajudando a manter a Universidade limpa e seu animal saudável.

Veja maneiras de recolher os dejetos do seu animal:

Sacolas plásticas: use-as como uma luva para recolher as fezes e depois é só desvirar a sacolinha e dar um nó. Procure produtos biodegradáveis para não prejudicar o meio ambiente. O HCV UFPel disponibiliza material para recolhimento. Não esqueça de jogar as sacolas no lixo.

Papel: pode ser qualquer tipo: jornal, sacola de pão, etc. Embrulhe bem antes de jogar no lixo.

Pazinha: em lojas de artigos para cachorros (pet shops) ou supermercados, você encontra pazinhas para recolher as fezes dos animais e colocá-las dentro de algum recipiente (saquinho plástico ou embrulhá-las em papel).

Coletores de fezes: Os pet shops já disponibilizaram no mercado vários modelos e marcas.

Publicado em 01/07/2016, na categoria Notícias.