Museu Gruppelli faz exposição Um olhar pós-enchente

Museu Gruppelli_fachada“A vida efêmera dos objetos: um olhar pós-enchente” é a exposição que será inaugurada no dia 3 de julho, no Museu Gruppelli e terá como objetivo contar a história da enchente ocorrida no Museu, através da visão dos objetos.

Na semana da Páscoa deste ano, o Museu Gruppelli sofreu com uma enchente que assolou o todo o 7º Distrito, de forma inédita. O prejuízo ao Museu e ao acervo foi enorme. A partir de uma ação cooperativa, que contou com a colaboração de professores e alunos dos cursos de Museologia e Conservação e Restauração, uma força tarefa foi criada para recuperar parte do acervo do Museu. Essa exposição será uma forma de relembrar esse fato através do próprio acervo.

O Museu Gruppelli, que preserva a memória da região colonial da cidade de Pelotas, fica localizado na Colônia Municipal da cidade de Pelotas (7º distrito), onde, por volta de 1876, estabeleceu-se a família Gruppelli, vinda de Montova, norte da Itália.

Museu Gruppelli_tachoNa exposição, será feita uma homenagem póstuma a alguns objetos perdidos na enchente. Um dos protagonistas será o tacho de doce (foto), que tinha um longo uso dentro e fora do museu e foi levado pela enxurrada.

O Museu funciona aos domingos, das 10h às 16h. Excursões e escolas podem agendar visita pelo telefone (53) 32245028.

O que? Inauguração da exposição temporária “A vida efêmera dos objetos: um olhar pós-enchente” no Museu Gruppelli.

Quando? 03/07/2016.

Onde? Museu Gruppelli, localizado na zona rural, 7º distrito de Pelotas

Mais informações:

Facebook: https://www.facebook.com/Museugruppelli2/

e-mail: museugruppelli@gmail.com

Publicado em 24/06/2016, na categoria Notícias.