Maquete do Condomínio Estudantil estará no RU do Capão do Leão nestas quarta (1º) e quinta (2)

Nestas quarta (1) e quinta-feira (2), estará no RU do Campus Capão do Leão a maquete do Condomínio Estudantil da UFPel, a ser erguido em terreno localizado entre as ruas Conde de Porto Alegre e Benjamin Constant e Santos Dumont e General Osório.

O material que compõe a mostra reúne maquetes, modelos de implantação no terreno, miniaturas dos apartamentos e tour virtual. As projeções de como será o novo Condomínio Estudantil Universitário da UFPel estão sendo levadas pela instituição para que a comunidade possa ver como vai ser a nova estrutura quando ela estiver concluída.

DSC_3737DSC_3814O reitor Mauro Del Pino visitou, na segunda-feira à tarde, a mostra no primeiro ponto do roteiro, que é até esta terça-feira (31) o hall de entrada do ICH. Ele foi conduzido pela exposição pela coordenadora do trabalho, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Adriane Borda. Presentes também estudantes que fizeram parte da equipe que realizou o trabalho.

“Queremos representar o CEU de forma acessível”, explicou a professora Adriane Borda. As maquetes e projeções eletrônicas são fruto do trabalho do Grupo de Estudos para o Ensino-Aprendizagem de Gráfica Digital (Gegradi), ligado à Faurb, que dedicaram dias de suas férias para a elaboração do material.

Desenvolvido por diversos estudantes, bolsistas e voluntários, em uma grande atividade de ensino-aprendizagem, a ação de representação da nova Casa do Estudante trouxe à forma de imagens e formas volumétricas as plantas e projeções arquitetônicas pensadas para o conjunto de edificações. Eles foram produzidos por equipamentos de corte a laser e impressão 3D, enquanto outros usam a mesma tecnologia de fotorrealismo usada em jogos para uma apresentação eletrônica de forma que aquele que tenha contato com o modelo sinta-se dentro de um dos apartamentos.

“A ideia era explorar todos os tipos de representações”, diz a professora. A docente diz que é necessário que se crie uma cultura, na Arquitetura, de se apropriar de tudo o que está disponível para a atividade profissional.

Adriane considera que a ação tem sido um laboratório de experimentação e de uso de novas tecnologias. “A partir dos trabalhos, chegamos a diversas conclusões”, afirma ela, ao contar que foi possível avaliar o aproveitamento e a qualidade de vários materiais. Os novos desafios a serem encarados pelo grupo são o desenvolvimento de maquetes táteis, voltadas a pessoas com deficiência visual, e o uso de realidade aumentada.

Tour :

– 1º e 2 de junho – RU do Campus Capão do Leão.

– 3 e 6 de junho – Campus Anglo – ao lado da Cafeteria.

Publicado em 31/05/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.