Prédio do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária será inaugurado

O novo espaço do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPPEC) da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será inaugurado nesta terça-feira (31), às 15h. O prédio, localizado no Campus do Capão do Leão, ao lado do Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV), possui área de 360m² e começou a ser feito em janeiro do ano passado. A obra, orçada em R$ 721,8 mil, tem a capacidade de receber 70 alunos divididos nas áreas de pesquisa, ensino e extensão.

O local também apresenta um espaço amplo, que comporta até o momento quatro laboratórios: Bioquímica, Biologia Molecular, Nutrição Animal e de Inovação Farmacêutica, estruturas essas que são de caráter multiusuário.

Sobre o Núcleo
O NUPPEC é coordenado pelo professor Marcio Nunes Corrêa, com a participação direta de outros cinco professores, das áreas de Veterinária, Zootecnia e Farmácia e Bioquímica e tem como objetivo buscar a inovação, ter uma função social através da formação de pessoas e ser um centro próprio para tecnologia e informação.

A equipe do Núcleo conta com a colaboração de professores, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos (da UFPel e de outras instituições do país e estrangeiras), que desenvolvem atividades ligadas às linhas de trabalho do grupo.

Em suas linhas de pesquisa são contemplados os temas de eficiência ambiental em nutrição, saúde animal e meio ambiente, metabolismo e inovação farmacêutica em veterinária, metabolismo e nutrição, metabolismo e reprodução, metabolismo e saúde / doenças metabólicas.

As linhas de ensino na graduação são: agrostologia, assistência clínica em ruminantes, bovinocultura de corte, clínica médica em grandes animais I (clínica de ruminantes), manejo reprodutivo dos animais domésticos, semiologia e zootecnia de bovinos. Nas áreas de pós–graduação as áreas são: didática e metodologia no ensino superior, doenças metabólicas, metabolismo animal: pontos de controle, rotina clínica em ruminantes, seminários em ruminantes, terapêutica aplicada à clínica de grandes animais e transtornos clínico-metabólicos ligados à nutrição de ruminantes.

Já os projetos de extensão ativos no momento são: projeto Volta ao Campo, NUPEEC-PID: Programa Integrado de Diagnóstico, Núcleo de Desenvolvimento para Pecuária de Fronteira – UFPel Fronteira RS.

Publicado em 30/05/2016, na categoria Notícias.