Aberta a 4ª Semana Acadêmica da Engenharia do Petróleo

DSC_3852 DSC_3630Cerca de 150 estudantes e profissionais da área estão participando, até a sexta-feira (3), da Semana Acadêmica da Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o 4º Petro-Sul. O evento, anual, tem caráter técnico-científico e busca apresentar à comunidade acadêmica e ao setor produtivo as mais recentes novidades e tendências tecnológicas da área de exploração e produção (E&P) de petróleo.

Durante o ato de abertura do encontro, no começo da tarde desta segunda-feira (30), no auditório do Centro de Artes, o reitor Mauro Del Pino parabenizou a todos pela realização e qualidade do evento e pela sequência exitosa de Semanas e registrou o engajamento dos estudantes no trabalho. Ele disse que a Semana é fundamental para a formação acadêmica, para a transformação de informações em conhecimento e o desenvolvimento de competências, objetivando a preparação para o trabalho. ” O papel da Universidade é a formação integral dos estudantes, nos aspectos técnico, político e humano, através da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou Del Pino.

Manifestaram-se também na abertura o diretor do Centro das Engenharias, Cláudio Duarte, o coordenador do curso de Engenharia do Petróleo, José Wilson Silva, o professor Valmir Risso, Faculty Advisor, o presidente da SPEUFPel (Sociedade dos Engenheiros de Petróleo), Natan Battisti, e a presidente do Diretório Acadêmico Karen Adami, Jayana Nicaretta.

O evento tem se caracterizado por, a cada ano, reunir cientistas e profissionais da indústria para ministrarem palestras e minicursos, como o engenheiro de simulação graduado na Rússia Juan Mateo Hernandez; Hernani Chaves, geólogo de petróleo da Petrobras durante três décadas; além de Carlos Alberto Pedroso, engenheiro de petróleo formado pela Universidade Petrobras, atualmente engenheiro da Queiroz Galvão Exploração e Produção Participações, possuindo longa experiência em águas profundas e prêmios como SPE Latin American & Caribbean Production & Operations Technical Awards (2011), Oil Industry National Prize – Technical Excellence (2009) e SPE Distinguished Lecturer (2005-2006), e Luis Fernando Neumann, que foi SPE Distinguished Lecturer e em 2013 participou ativamente da construção e estimulação do primeiro poço multi-fraturado da seção pré-sal; Paulo Marcos Vieira, engenheiro de reservatório com experiência na Bacia de Santos e Campos, entre outros nomes.

O 4º Petro-Sul ocorre com minicursos pela parte de manhã e palestras à tarde. A programação e as inscrições estão disponíveis no site do evento. Conforme a organização, trata-se do maior evento acadêmico do setor petrolífero do Sul do Brasil. O encontro está aberto a todos os estudantes e profissionais que se interessarem em conhecer mais sobre o setor.

O encontro é organizado por alunos do Capítulo de Estudantes da SPE UFPel e do Diretório Acadêmico da Engenharia de Petróleo.

Publicado em 30/05/2016, nas categorias Destaque, Notícias.