UFPel participa do Congresso da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar

agricultura_familiarO Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (Brasília, DF) foi o cenário para a realização do 4º Congresso Nacional da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF). O encontro contou com aproximadamente 1,5 mil participantes que representaram as diversas regiões do Brasil, entre eles a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O evento desenvolveu-se entre os dias 23 e 25 de maio e assume enorme relevância para a consolidação dessa categoria social responsável por 70% do abastecimento alimentar do país. A mesa de abertura do Congresso foi realizada na tarde do dia 23, com uma conferência apresentada pelo professor Flávio Sacco dos Anjos, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM/UFPel) e com a participação de Patrus Ananias, atual deputado federal e ex-titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Conforme o professor, a importância do evento está relacionada a dois aspectos cruciais. O primeiro deles tem a ver com uma das mais importantes deliberações da categoria, tratando-se da criação da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura familiar (CONTRAF), entidade sindical de terceiro nível que passa a atuar como interlocutora máxima dessa forma social de produção junto ao governo federal, sobretudo no que tange às políticas públicas e ao futuro do desenvolvimento rural do país. O segundo aspecto está ligado à decisão que desvincula os assalariados rurais de sua base sindical. Ou seja, farão parte da base sindical apenas, e tão somente, os produtores familiares propriamente ditos, estabelecendo a data de 31 de dezembro de 2016 para que os sindicatos do país optem por essa nova conformação.

O professor Flávio é membro do Departamento de Ciências Sociais Agrárias e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar (NUPEAR) da UFPel. É também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da UFPel, uma das experiências pioneiras de formação de mestres e doutores voltados à agricultura familiar no país.

Publicado em 25/05/2016, na categoria Notícias.