Início do conteúdo

Coorte realiza pesquisa entre jovens nascidos em Pelotas no ano de 1993

anúncio Coorte 93Realizada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, a pesquisa que acompanha a saúde de todos os jovens nascidos em 1993 na cidade de Pelotas está na reta final da atual avaliação dos participantes, que completam 23 anos em 2016. Mais de 3,2 mil já compareceram à Clínica das Coortes de Nascimentos. No entanto, ainda cerca de 700 são aguardados para conclusão desta etapa do estudo.

Durante a avaliação, os jovens respondem a perguntas sobre saúde e comportamento e realizam uma série de exames de avaliação completa da composição corporal, pressão arterial, capacidade pulmonar, entre outros. Equipamentos de alta precisão, como o BodPod e o Dexa, revelam as porcentagens de gordura corporal, músculos e massa óssea do corpo. Os participantes recebem os resultados da avaliação corporal logo após a realização dos exames, indicando se os níveis estão normais, abaixo ou acima do recomendado para altura, idade e sexo.

“É uma oportunidade rara de fazer exames que são caros. Muitos não estão disponíveis em Pelotas”, explica uma das líderes do estudo, a docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, Ana Menezes. A nutricionista e coordenadora do trabalho de campo, Fernanda Mendonça complementa: “A participação de cada um é muito importante para que os resultados finais mostrem a realidade e possam se revertidos em benefícios para a população. Por isso, estamos entrando em contato com os participantes para saber como podemos atendê-los melhor”.

Os participante da pesquisa podem contar com algumas opções de apoio:

  • atestado, para justificativa de dispensa do trabalho ou escola;
  • transporte disponível para trazer o participante à clínica com retorno de volta à residência ou ao trabalho;
  • atendimento à noite, aos sábados e domingos
  • ajuda de custo para cobrir despesas com a participação na pesquisa.

Se houver outro problema impossibilitando a vinda ao Centro de Pesquisas, o participante pode entrar em contato diretamente com a coordenadora do estudo. O telefone para sugestões e/ou reclamações é 3284-1300 (ramal 362), de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 19h e, aos sábados, das 9h às 17h. São aceitas ligações a cobrar.

Publicado em 06/05/2016, na categoria Notícias.