Jornada marca 20 anos do massacre de Eldorado de Carajás

DSC_0057Até esta sexta-feira (6), está ocorrendo em Pelotas a III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, que neste ano trata das lutas, da violência e da impunidade no campo, marcando os 20 anos do Massacre de Eldorado de Carajás. O evento, iniciado na quarta-feira (4) pela manhã, está sendo realizado na UFPel, UCPel e IFSUL.

DSC_0071Na abertura oficial da Jornada, no começo da noite da quarta-feira, no auditório do Centro de Artes da UFPel, o destaque foi o lançamento do Relatório Final da Comissão Camponesa da Verdade: Violações de Direitos no Campo – 1946 a 1988. O arquivo em PDF da obra de âmbito nacional poderá ser conferido nas páginas dos movimentos apoiadores da Jornada, como o MST, e na página da UFPel nos próximos dias. Um exemplar está de posse da professora Alessandra Gasparotto, que coordena a Jornada na UFPel, e, após alguns lançamentos que ocorrerão neste mês, será destinado à Biblioteca do ICH. Saiba mais em http://www.mst.org.br/2016/03/21/comissao-camponesa-da-verdade-lanca-relatorio-final-em-audiencia-no-senado.html .

DSC_0087Veja o cartaz do evento no arquivo jornada-universitaria .

Programação:

04/05 (quarta-feira) – UFPel

Manhã: A partir das 9h – Exposição fotográfica “Luta pela Terra no Brasil”

Local: ICH/UFPel – Rua Alberto Rosa – 154

Tarde: 14 horas – Cine Debate. “Massacre Eldorado dos Carajás”

Mediação: Prof. Fernando Cauduro Pureza (Departamento de História ICH-UFPel)

Local: Sala 316 – ICH/UFPel – Rua Alberto Rosa – 154

Noite: 19 h – Abertura

Lançamento: RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO CAMPONESA DA VERDADE: VIOLAÇÕES DE DIREITOS NO CAMPO –  1946 a 1988.

Painel: “A Luta Pela Terra, 20 Anos do Massacre de Eldorado dos Carajás”

Painelistas:

Ildo Pereira – Direção Nacional MST

Cleiton Almeida – MST – PA

Mediação: Profa Lori Altmann (Antropologia ICH-UFPel)

Local: Auditório 2 do Instituto de Artes da UFPel (Rua Álvaro Chaves, 65)

05/05 (quinta-feira) – IFSul

Manhã: Exposição fotos (saguão IF-Sul Campus Pelotas)

Tarde: 14h – Cine Debate. “Terra para Rose”. Mini-auditório 2.

Noite: 19h –  Noite Cultural –  Local: Casa do Trabalhador (Rua Santa Cruz, 2454)

06/05 (sexta-feira) – UCPel

Manhã: 8h – 22h: Exposição fotográfica “Luta pela Terra no Brasil”

Local: Saguão Campus I UCPEL

Tarde: 14h – 17h: Cine Debate. “O Veneno Está na Mesa 2”.

Debatedor: Cleomar de Witt – Assentado da Reforma Agrária, liderança do MST e estudante de agronomia

Local: Sala de Vidro – saguão Campus I UCPEL

Noite: 19h 15min: Painel “Direito a Terra e Educação”

Painelistas:

Antonio Leonel Rodrigues Soares – Coordenador da Federação das Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul

Raquel Monteiro – Assentada da Reforma Agrária e integrante do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Mediador: Prof. Reinaldo Tillmann – Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas – NESIC

Local: Auditório Central – UCPel.

Publicado em 05/05/2016, nas categorias Destaque, Notícias.