Projeto de TCC do Cinema lança financiamento coletivo

O projeto “Deus” é um trabalho prático de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas, executado pelos acadêmicos Débora Mitie, Huli Balász e Vinícius Silva. Consiste na produção de um filme curta-metragem híbrido, entre documentário e ficção, que abordará a força de uma mãe negra da periferia de São Paulo e sua influência divina sobre o filho. A equipe do filme é composta também por alunos de outros semestres do curso, como Gabriela Montezi e Rodrigo Acedo, além da recém-egressa Jacqueline Almeida.

Acompanhando a rotina de Roseli, o filme visa expor adversidades impregnadas no dia-a-dia de mulheres negras da periferia que batalham para garantir seu sustento e, especialmente, o de seus filhos. Porém, a obra não abarca apenas os aspectos negativos de sua vivência, já que a vida não se limita aos sofrimentos. Sem entrevistas, será como observar uma semana desta mulher e seu filho, condensada entre 15 a 20 minutos, retratando um ciclo repetitivo que se renova a cada segunda-feira.

“Deus” terá como trilha musical a musica Mãe, do rapper Emicida, que apoiou o projeto e autorizou  a utilização da música sem ônus.

O filme será inicialmente inscrito em mostras e festivais de cinema, nacionais e internacionais. Pretende-se circular, contudo, em ambientes não acadêmicos e periferias do Brasil, trazendo para comunidade local da exibição questionamentos e debates pertinentes à obra. Com esse filme, os autores esperam contribuir com a sociedade promovendo reflexões, não somente sobre cinema, mas também sobre algumas questões sociais que afetam o cotidiano de mulheres, negras, mães, solteiras e de periferia do país.

Financiamento coletivo

Para viabilizar o projeto, o grupo de jovens estudantes colocou no ar uma campanha de financiamento coletivo, com o qual pretendem pagar os custos operacionais da realização do filme, assim como realizar uma doação à família retratada.

Mais informações na página do Facebook do filme, disponível neste link.

Para acessar o site da campanha de financiamento coletivo, clique aqui.

Publicado em 04/05/2016, na categoria Notícias.