Hisales divulga programação de seu seminário de 10 anos

O Grupo de Pesquisa “História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares” (HISALES), vinculado à Faculdade de Educação da UFPel, realizará nos dias 23 e 24 de junho o Seminário “Hisales: 10 anos de pesquisa em história da alfabetização, leitura, escrita e dos livros escolares”.

A organização divulgou recentemente a programação completa do evento. Mais informações podem ser encontradas a seguir:

QUINTA-FEIRA (23)

17h – 17h30min: Credenciamento

17h30min:  ABERTURA DO EVENTO

Profa. Dra. Eliane Peres e Profa. Dra. Vania Grim Thies (coordenadoras do HISALES) e representantes da coordenação da FaE e PPGE/UFPel

18h – 20h: PALESTRA «Desafios da alfabetização na atualidade»

Profa. Dra. Luciana Piccoli (FACED/UFRGS)

SEXTA-FEIRA (24)

8h30min – 10h: MESA-REDONDA «HISALES: 10 anos de pesquisa, ensino e extensão»

Profa. Dra. Eliane Peres e Profa. Dra. Vania Grim Thies (coordenadoras do Grupo de Pesquisa HISALES – PPGE/FaE/UFPel)

10h: Intervalo – Coffee-break

10h30min – 11h45min:  MESA-REDONDA «Pesquisa e formação de pesquisadores no HISALES»

Profa. Me. Cícera Marcelina Vieira (HISALES e Rede Municipal de Ensino de Pelotas/RS) – «Eixo 01 de pesquisa do HISALES – Estudos sobre história da alfabetização»

Profa. Dra. Lisiane Sias Manke (HISALES e Depto. História – ICH/UFPel) – «Eixo 02 de pesquisa do HISALES – Pesquisas sobre práticas escolares e não-escolares de leitura e escrita»

Prof. Dr. Antonio Maurício Medeiros Alves (HISALES, PNAIC e IFM/UFPel) – «Eixo 03 de pesquisa do HISALES: Livros escolares produzidos no Rio Grande do Sul»

13h30min – 16h20min: «FALAPROFESSOR@: Relatos de Experiências de Alfabetização, Leitura e Literatura na Escola»

Local: Salas da FaE/UFPel (Rua Alberto Rosa, 154 – serão divulgadas antes do evento)

16h30min: Intervalo – Coffee-break

17h – 19h:  PALESTRA «Alfabetização e literatura: um encontro possível – fragmentos da prática pedagógica desenvolvida nos anos iniciais do ensino fundamental»

Profa. Mestranda Sílvia Nilceia Gonçalves (PPGE/FaE/UFPel e Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS)

19h: ENCERRAMENTO DO EVENTO

Profa. Dra. Eliane Peres, Profa. Dra. Vania Grim Thies e integrantes do Grupo de Pesquisa HISALES (PPGE/FaE/UFPel)

Publicado em 03/05/2016, nas categorias Agenda, Eventos Acadêmicos, Notícias.