Início do conteúdo

Cine UFPel terá sessão especial nesta semana

Além das tradicionais estreias e reprises semanais, o Cine UFPel terá uma sessão especial nesta semana. Na terça-feira (3), a Faculdade de Educação terá um momento especial com exibição de duas obras e bate-papo, às 19h, com a temática “Fantasmagorias Derridianas”.

Haverá exibição dos curtas “Papel-máquina”, escrito por Silas Monteiro e dirigido por Celso Prudente, e “Paixões”, escrito e dirigido por Silas Monteiro e João Ninguém. Ambas as obras têm inspiração em livros do filósofo Jacques Derrida, e, após a sessão, haverá um bate-papo com Silas Monteiro, para contar um pouco do processo de criação e da elaboração dos filmes. Durante o evento, haverá ainda lançamento dos novos Cadernos de Notas Escrileituras. A exibição faz parte da programação do Seminário “Didática da tradução e transcriação do currículo: sobre o projeto Escrileituras”.

Na quinta-feira (5), também às 19h, haverá reprise do curta “Seli Maurício”, de Kelly Christ, e “Homem Comum”, de Carlos Nader.

Sexta-feira (6) é dia de estreias. Serão exibidos o curta “Guida”, de Rosana Urbes, e o longa “What happened, Miss Simone?”, dirigido por Liz Garbus, às 19h.

O Cine UFPel tem entrada gratuita e fica na rua Lobo da Costa, 447.

Veja mais detalhes da programação da semana:
Terça-feira, dia 03/05
19h
Sessão Especial FAE – Fantasmagorias Derridianas em dois ensaios
Exibição dos curtas Papel-máquina, escrito por Silas Monteiro e dirigido por Celso Prudente, e Paixões, escrito e dirigido por Silas Monteiro e João Ninguém. Após a sessão haverá um bate-papo com Silas Monteiro, para contar um pouco do processo de criação e da elaboração dos filmes.

Quinta-feira, dia 05/05
19h

Reprise
Curta: Seli Maurício
dir. Kelly Demo Christ
(produção UFPel, doc, 2014, 13min)

Longa: Homem Comum
dir. Carlos Nader
(SP, doc, 2015, 100min)
Sinopse: O cineasta Carlos Nader começou a acompanhar a vida do caminhoneiro Nilson de Paula em 1996. Transportador de porcos, ele então era casado e pai de uma menina. De lá para cá, a morte, a doença, o recomeço e muita estrada fizeram parte da história deste homem comum.
Sexta-feira, dia 06/05
19h

Estreia
Curta: Guida
dir. Rosana Urbes
(SP, animação, 2014, 12 min)
Sinopse: Guida trabalha como arquivista há 30 anos e tem sua rotina modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo.

Longa: What happened, Miss Simone?
dir. Liz Garbus
(EUA, doc, 2015, 101min)
Sinopse: A vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone (1933-2003). Usando gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas com pessoas próximas a ela, o documentário faz um retrato de uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos.

 

Publicado em 02/05/2016, na categoria Notícias.