Seminário discutirá a Educação na contemporaneidade

cartaz2 Ocorre na próxima semana, de 2 a 4 de maio, o seminário “Didática da tradução e transcriação do currículo: sobre o projeto Escrileituras”. O evento contará com a participação dos professores Sandra Corazza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carla Rodrigues, da Faculdade de Educação da UFPel, Ester Heuser, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), e Silas Monteiro, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A reunião do grupo no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPel é uma iniciativa da professora Carla Rodrigues e esta é a sétima vez que os quatro núcleos se reúnem para realizar uma atividade pedagógica em conjunto.

O Projeto Escrileituras, financiado pela CAPES, teve início em 2010 e durou quatro anos. Os quatro núcleos – UFPel, UFRGS, UNIOESTE e UFMT – desenvolveram oficinas de Escrileituras em escolas públicas, secretarias de educação e universidades, contemplando públicos variados. A ideia do projeto é valer-se de experimentação de matérias oferecidas pela arte, filosofia e ciência como disparadores do movimento de pensamento, leituras e escritas.

cartaz1O seminário está sendo ofertado como disciplina no PPGE da UFPel, somente para alunos inscritos. Porém, ocorrerá uma atividade aberta ao público na terça-feira (3) à noite, no Cine UFPel, que consistirá em uma sessão especial de cinema, denominada “Fantasmagorias derridianas em dois ensaios: Papel-máquina e Paixões”.

Na ocasião, haverá exibição dos curtas “Papel-máquina”, escrito por Silas Monteiro e dirigido por Celso Prudente, e “Paixões”, escrito e dirigido por Silas Monteiro e João Ninguém. Ambas as obras tem inspiração em livros do filósofo Jacques Derrida, e, após a sessão, haverá um bate-papo com Silas Monteiro, para contar um pouco do processo de criação e da elaboração dos filmes.

Durante o evento, haverá ainda lançamento dos novos Cadernos de Notas Escrileituras: Experimentações de leitura, escrita e imagem na escola; Biografemática na educação: Vidarbos e Ética e Filosofia Política em meio à diferença e ao Escrileituras. A entrada é franca.

Publicado em 27/04/2016, nas categorias Eventos Acadêmicos, Notícias.