Centro de Artes lança dois livros no dia 7

obras_umA história da Escola de Belas Artes de Pelotas e o ativismo no ensino da arte no estado estão retratados em dois livros que serão lançados no dia 7 de maio. Organizadas por docentes ligadas ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), as obras serão apresentadas em primeira mão à professores da rede municipal de ensino durante o Ciclo de Palestras que comemora os 30 anos do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG).

obras_doisA Escola de Belas Artes de Pelotas – Memória e História transporta ao leitor a diversos momentos do educandário, que deu origem aos cursos de Artes Visuais do Centro de Artes da UFPel. O contexto da cidade quando de seu surgimento, seu princípio, desenvolvimento, cotidiano, exposições e outros tantos aspectos que constituíram a Escola são retratados. A obra apresenta, em suas 187 páginas e oito capítulos, o período que vai desde sua fundação, em 1949, até sua incorporação à UFPel, em 1969.

Ilustrado com fotos da época e reproduções do acervo do MALG, tem, entre suas curiosidades, imagens da primeira turma e de aulas ministradas pelo pintor italiano Aldo Locatelli. O livro é organizado pelas professoras Anaizi Cruz Espírito Santo, Carmen Regina Bauer Diniz e Clarice Rego Magalhães.

Além das organizadoras, também são autoras Carmen Lucia Abadie Biasoli, Francisca Ferreira Michelon, Giana Lange do Amaral, Kátia Helena Dias e Larissa Patron Chaves, que trazem, sob diferentes pontos de vista, a história da Escola que neste ano completou 67 anos de fundação. Até então, não havia registro escrito da história do educandário.

Em Memórias e Perspectivas Contemporâneas da Arte/Educação no RS, Ursula Rosa da Silva, Nádia da Cruz Senna e Mirela Ribeiro Meira organizam os registros e percepções de pessoas que participaram ativamente do movimento Arte/Educação nos anos 1980 e 1990 no estado. O livro traz tanto a história da Associação Gaúcha de Arte/Educação (AGA) e os movimentos decorrentes quanto as mudanças no campo da arte em relação ao ensino – de atividade para componente curricular, caracterização trazida na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996. A obra traz relatos do início desse movimento e entendimentos da perspectiva de hoje da arte na escola, originados dele.

O trabalho de pesquisa e memória é baseado no conteúdo apresentado no Seminário Arte-Educação: Memórias e Perspectivas Contemporâneas, realizado em 2013, sobre o movimento político-social de arte na educação. A promoção foi do Mestrado em Artes Visuais e do projeto Arte na Escola.

São autores, além das organizadoras, Ivone Mendes Richter, Marly Ribeiro Meira, Cleusa Peralta Castell, Luciana Gruppelli Loponte, Alberto Coelho, Donald Kerr Jr., Diana Kolker Carneiro da Cunha, Laura Ferrazza de Lima, Paola Zordan, Rafael Múnera Barbosa, Flávio Michelazzo Amorin Jr., Lucélia Gonçalves da Silva, Paula Renata Penteado Oliveira e Auta Inês Medeiros Lucas D’Oliveira.

Lançamento
A atividade de lançamento das duas obras será no dia 7 de maio, às 14h, no Auditório 2 do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65). A impressão é da Editora e Gráfica da UFPel.

Ambos os livros foram financiados com verbas oriundas de projetos de ensino destinadas a pós-graduações ligadas a licenciaturas e vão ser doados às escolas do município.

Publicado em 27/04/2016, nas categorias Destaque, Notícias.