UFPel adere a sistema de conta única para acesso a bases de dados

cafeA Universidade Federal de Pelotas, por meio de sua Coordenação de Tecnologia da Informação, e com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), informa que está credenciada junto a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única (modelo single sign-on), o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação.

Essa autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, gerando uma relação de confiança. Serviços de ensino a distância, acesso a publicações científicas e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações. As instituições pertencentes à CAFe podem atuar como provedores de identidade (IdP) e como provedores de serviço (SP). A RNP é responsável pela gestão e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação.

Um dos exemplos da funcionalidade, e um dos primeiros serviços a estarem disponíveis com a credencial da UFPel, por meio de CPF e senha do Cobalto, é o acesso ao portal de periódicos da CAPES. O uso da CAFe elimina a necessidade de utilização do Proxy UFPel para este fim. Gradativamente outros serviços deverão ser agregados à federação.

O suporte à autenticação federada se dá da seguinte forma: ao acessar um determinado provedor de serviço, o usuário é redirecionado para uma página que lhe apresenta uma lista de provedores de identidade. O usuário escolhe então sua instituição de origem, e seu navegador é redirecionado para o provedor de identidade dessa instituição. Após autenticar o usuário, o provedor de identidade repassa o resultado dessa autenticação ao provedor de serviço e cria uma sessão de uso associada ao usuário, de forma que acessos a novos serviços dentro de um determinado intervalo de tempo não gerem novas requisições de autenticação.

Dessa forma, não é necessário se cadastrar em sistemas diferentes nem gerenciar senhas distintas, tornando a navegação mais constante, sem a necessidade de se autenticar a cada passo. A CTI destaca também que esse sistema traz um maior controle sobre a privacidade dos dados.

Do Projeto de Credenciamento

O início do processo de credenciamento ocorreu em 2014, quando a UFPel manifestou, formalmente, seu desejo de aderir à CAFe, designando o representante da organização junto à Federação. Durante o longo processo de adesão do provedor de identidade a CTI realizou diversas etapas necessárias ao processo, como o entrevista técnica com equipe de suporte da CAFe, construção da base de identidade e assinatura do Termo de Compromisso.

Como acessar o Portal de Periódicos CAPES: Tutorial

Mais informações: Orientações para o acesso remoto aos periódicos via CAFe