UFPel celebra Dia Internacional da Dança com programação intensa

Na sexta-feira, 29 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Dança.  Para celebrar a data, o curso de Dança – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove uma semana repleta de atividades. Estão previstas ações de ocupação da cidade, oficinas, aulas abertas, espetáculos e intervenções artísticas.

O evento busca divulgar, e aproximar da comunidade de Pelotas, as ações e objetivos do curso. Essa ação artístico-pedagógica também pretende estimular a opção pela formação superior em Dança, desenvolver reflexões sobre a importância da dança no cotidiano das pessoas e, além disso, chamar a atenção do poder público para a necessidade de garantir espaço para a dança no sistema de educação formal.

A dança sempre teve grande presença e importância na vida das diferentes sociedades, ocorrendo como modo de expressão da existência humana. Ao longo da história, organizaram-se várias formas de se dançar. A dança é um saber que demarca identidades, crenças e costumes de povos. É representação/expressão do que se vive, do que se pensa, do que se aprende, do que se intui.

Como forma de valorizar esta linguagem das Artes, o Comitê Internacional de Dança da Unesco estabeleceu o dia 29 de abril como Dia Internacional da Dança, também uma homenagem ao nascimento do bailarino, professor e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), figura que se destaca na história da dança por ter escrito Cartas sobre a Dança (Lettres sur la Danse), um conjunto de cartas sobre o balé de sua época editado em 1760.

Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Dança
De 25 a 29 de abril

Realização: Curso de Dança – Licenciatura da UFPel e Centro Acadêmico Isadora Duncan

Espetáculo de Dança Aberto à Comunidade
Dia 25 de abril, às 10h
Auditório do Centro de Artes, Bloco II
Acadêmicas Naiane Ribeiro, Kelly Souza, Rosângela Rodrigues e Thaís Barão.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Dança Licenciatura/UFPel – Professora Flávia Nascimento

Oficina de Dança – Trabalhando a Expressividade Corporal
Dia 26 de abril, às 8h
Escola E. EF. Nossa Senhora dos Navegantes
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Dança – Acadêmicas Caroline Paz e Raquel Guê – Professora Flávia Nascimento

Intervenção no Semáforo
Dia 26 de abril, às 15h30min
Rua Marechal Floriano, esquina rua Quinze de Novembro
Pedagogia da Dança III – Professora Daniela Castro

Oficina de Soltinho
Dia 26 de abril, às 9h
Escola E. EF. Areal
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Dança – Acadêmico Robson Porto – Professora Flávia Nascimento

Aula Aberta – Experimentando Princípios do Balé Clássico
Dia 27 de abril, às 9h30min
Estação Rodoviária de Pelotas
Laboratório de Balé Clássico – Professora Eleonora Santos

Oficina de Dança Contemporânea
Dia 27 de abril, às 14h30min
Esplanada do Teatro Sete de Abril
Prof. Ândrea Rodrigues

Oficina de Danças Folclóricas
Dia 27 de abril, às 10h20min
Escola M. EF. Ministro Fernando Osório
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Dança – Acadêmicas Joice Rodrigues e Mariana Gouvêa – Professora Flávia Nascimento

Aula Aberta – Danças Folclóricas
Dia 27 de abril, às 14h
Tablado – Rua Almirante Tamandaré, 275
Professora Carmen Hoffman

Oficina Ensaio
Dia 27 de abril, às 19h
Escola E. EM. Santa Rita
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Dança – Acadêmicos: Tiago Meirelles, Keity Lemke e Robson Pólvora – Professora Flávia Nascimento

Oficina de Dança Camponesa Saltarello
Dia 28 de abril, às 8h20min
Escola M. EF. Ferreira Viana
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Dança – Acadêmico Ramon Granado – Professora Flávia Nascimento

Intervenção Artística e Bate-Papo sobre Danças Urbanas
Dia 28 de abril, às 10h
Escola E. EF. Félix da Cunha
Acadêmicos: Deivid Garcia, Caroline Paz, Naiane Ribeiro e Raquel Guê

Oficina de Dança
Dia 28 de abril, às 10h
Escola M. EF. Núcleo Habitacional Dunas
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Dança – Acadêmicos Marina Medeiros e Gregory Souza -Professora Flávia Nascimento

Oficina de Ballet Clássico
Dia 28 de abril, às 14h
Rua Tamandaré, 301
Prof. Daniela Souza – Escola de Ballet Dicléa Ferreira de Souza

Oficina de Dança e Baile para a Terceira Idade
Dia 28 de abril, às 14h30min
Asilo de Mendigos de Pelotas (Parque Dom Antônio Zattera, 338)
Acadêmicos: Joice Rodrigues, Lidiane Rodrigues, Rita de Ávila, Thais Barão, Cibele Fernandes, Tayla da Rosa, Thaynara de Oliveira e Maria Eduarda Sayão

Oficina de Forró
Dia 29 de abril, às 8h
Escola E. EF. Nossa Sra. Medianeira
Acadêmicas: Janaína Bruna, Jéssica Carvalho e Larissa Marques

Intervenção Artística “Transmutar-se”
Dia 29 de abril, às 18h
Mercado Público de Pelotas
Professora Josiane Corrêa e coreógrafa Catia Carvalho

Publicado em 25/04/2016, na categoria Notícias.