UFPel recebe 1º Encontro de APLs da Região Sul

DSC_0117Nesta quinta-feira (7), no Auditório Acadêmico do Campus Anglo, ocorreu o primeiro Encontro dos Arranjos Produtivos Locas (APLs) da Região Sul, organizado pela APL Complexo Industrial de Saúde de Pelotas e pela UFPel.

O evento teve início às 14h com a cerimônia de abertura. Na oportunidade, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, afirmou a importância do evento para promover a união entre as APLs. “Encontros como estes são importantes para ampliar a qualificação e a produtividade, focar mercados muito além das APLs envolvidas”, comentou Agostini.

Num segundo momento, ocorreu a apresentação dos APLs Máquinas e Equipamentos, Automação e Controle, Alimentos, Polo Naval e Energia e Complexo Industrial da Saúde. Após o coffee break, foi promovida uma mesa redonda mediada pelo APL Saúde.

DSC_0139O professor Evandro Piva, coordenador de Desenvolvimento, Cooperação e Sustentabilidade, destacou a presença de alunos da universidade, da Incubadora Conectar e elogiou o evento caracterizando-o como um espaço de discussão. “É importante os APLs estarem reunidos discutindo práticas de governança e estrutura e que seja uma discussão produtiva”, declarou Piva.

Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de organizações e empresas que se localizam em determinado território comum com o propósito de apresentar especialização produtiva e manter vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Publicado em 07/04/2016, nas categorias Destaque, Notícias.