Museologia, Conservação e PPG em Memória deverão ter novo local

reuniao_umA comunidade acadêmica dos cursos de Museologia, Conservação e Restauro e Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estiveram reunidos com a reitoria na manhã desta quarta-feira (6). Na pauta, estava a demanda do grupo pela mudança do local que ocupam hoje, o prédio da antiga empresa Canguru.

reuniao_doisNa ocasião, o grupo expressou a disposição em transferir suas atividades para imóveis localizados na Praça Coronel Pedro Osório, que poderiam ser alugados e reuniriam melhores condições de receber aulas e atividades laboratoriais específicas dos cursos. A possibilidade havia sido sugerida pela reitoria e foi avaliada positivamente pelo grupo.

Além disso, os estudantes e professores tiraram dúvidas a respeito da proposta de sua localização definitiva no prédio da Laneira, que reunirá também os museus da Universidade.

O reitor Mauro Del Pino contextualizou o momento da Universidade enquanto reflexo da expansão de número de cursos e alunos via Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que não teve acompanhamento de infraestrutura correspondente.

Ao mesmo tempo, informou que, após a sugestão dos imóveis centrais aprovados pelo grupo, a reitoria avaliou outras possibilidades e há em vista um prédio próximo ao Instituto de Ciências Humanas (ICH) que poderia ser adquirido pela Universidade. Del Pino não informou qual seria a opção por ainda estarem ocorrendo as negociações. De acordo com ele, caso se confirme essa possibilidade, o local abrigaria os cursos com mais condições de qualidade e economia. Os cursos, pontuou o reitor, serão consultados para a elaboração do seu plano de necessidades nesse local, caso a negociação se concretize. A expectativa é de ter uma definição até o fim do mês.

Ao mesmo tempo, afirmou, a imobiliária responsável pelos imóveis da Praça confirmou que não procederia o aluguel para terceiros sem antes consultar a Universidade, que já havia mostrado interesse. “Estamos bem perto de ter uma solução”, disse.

Enquanto isso, a reitoria deverá realizar uma reunião entre a direção do ICH e a Pró-Reitoria de Infraestrutura a fim de sanar as questões mais urgentes dos cursos até o local ser definido. Também irá verificar o andamento dos pedidos já protocolados pelo grupo.

Futuro
O reitor confirmou a alocação dos cursos futuramente no prédio da Laneira. Atualmente, a fase é de licitação dos projetos complementares para o local, pré-requisito para a posterior licitação do projeto completo, com cronograma de obras e orçamento.

Atualmente, aproximadamente 290 alunos integram os cursos de Museologia, Conservação e Restauro e PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural.

Publicado em 07/04/2016, nas categorias Destaque, Notícias.