UFPel sedia a 36ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia

DSC_9904Pesquisadores de várias partes do país estão reunidos na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para a 36ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia. O evento, que começou na manhã desta quarta-feira (6) e vai até sexta (8), está sendo sediado na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM). Esta edição do encontro é comemorativa pelos 20 anos do Programa de Melhoramento Genético de Aveia do Centro de Genômica e Fitomelhoramento da UFPel.

DSC_9838A Reunião é considerada o mais importante encontro da comunidade cientifica de pesquisa em aveia do Brasil. A proposta do evento é proporcionar a discussão e o aprofundamento das questões relacionadas com essa cultura, buscando estabelecer novas estratégias de pesquisa, o planejamento dos ensaios experimentais da rede e o lançamento de novas cultivares.

Reunindo, além de pesquisadores, estudantes, produtores e representantes da indústria, o encontro tem a intenção de ser um diferencial para a qualificação na cadeia produtiva do cereal.

Na abertura do encontro, foi destacado o papel da FAEM na consolidação da aveia no cenário nacional. A UFPel já foi responsável pelo lançamento de sete cultivares de aveia, com a anuência da Comissão.

Em nome dos membros da Comissão, o professor Marcelo Pacheco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), falou que o desenvolvimento da cultura no país se devia ao comprometimento dos integrantes. “São as pessoas que colaboram que fazem a aveia ser parte do cenário nacional”, pontuou.

O coordenador da 36ª Reunião, professor Antônio Costa de Oliveira, da UFPel, deu as boas-vindas aos participantes, em especial ao convidado da Inglaterra, pesquisador da Universidade Aberystwyth, Tim Langdon. Segundo ele, o encontro é uma oportunidade de compartilhamento de ideias e boas discussões para melhorar a cadeia produtiva do cereal, que hoje assume o papel de alimento funcional, com grande importância para a saúde da humanidade.

O vice-diretor da FAEM, professor Jerri Zanusso, parabenizou publicamente o trabalho do grupo do Programa de Melhoramento Genético de Aveia. “Este evento projeta o nome da Universidade, com o trabalho desta equipe”, disse, colocando a Faculdade à disposição dos participantes.

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, saudou a todos destacando o comprometimento da Faculdade de Agronomia com o desenvolvimento nacional. “Desejamos uma Reunião proveitosa, que seja espaço para importantes avanços no cultivo da aveia e no que ela significa em termos de produção e alimentação”, afirmou.

Conhecimento
A Reunião terá, durante os três dias, apresentação de trabalhos científicos tanto na forma oral como de pôsteres, apresentações de palestras e das análises conjuntas dos ensaios (brasileiro e regional) de desempenho agronômico de linhagens e cultivares de aveia. O evento também realiza a atualização das indicações técnicas para a cultura da aveia.

Veja a programação completa do encontro aqui.

Data marcante
O Programa de Melhoramento Genético de Aveia da UFPel teve início em 1996, com a vinda do professor Fernando Irajá Félix de Carvalho, que começava uma segunda carreira na UFPel, após ter se aposentado na UFRGS. No mesmo ano retornou do doutorado nos EUA, o professor Antônio Costa de Oliveira, que engajou-se no Programa. O Programa tem contribuído para a cultura da aveia no Brasil, através do desenvolvimento cultivares e tecnologias adaptadas à região Sul do país, além da formação de recursos humanos voltados ao melhoramento de plantas.

Publicado em 06/04/2016, nas categorias Destaque, Notícias.